Qual a vida útil de um bico injetor?

Perguntado por: acurado3 . Última atualização: 2 de junho de 2023
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Embora em alguns casos possam ter uma vida útil de milhares de quilômetros, recomenda-se limpá-los a cada 30 mil quilômetros.

O que pode sujar ou entupir os bicos injetores
Ele diz que combustível adulterado, filtro de combustível saturado e a falta de estanqueidade do sistema de injeção são os principais causadores de sujeira nos bicos injetores.

Um dos sintomas mais comuns de que os bicos injetores estão sujos é a marcha-lenta irregular, além da perda de força no momento da arrancada do veículo e falhas. Outros fatores também podem causar o depósito de sujeira na válvula injetora além do uso de um combustível ruim, como é o caso do alto consumo de óleo.

Limpeza dos bicos injetores: de quanto em quanto tempo fazer? Embora em alguns casos possam ter uma vida útil de milhares de quilômetros, recomenda-se limpá-los a cada 30 mil quilômetros.

Quando o bico injetor não está desempenhando. corretamente o seu papel, ele começa a esguichar. combustível para a câmara de combustão, o que. ocasiona problemas sérios no carro.

Elas apenas prevêem a checagem desse item a cada 20.000 km, em média, juntamente com vários outros itens do sistema de injeção eletrônica. Apesar de ser muito praticada e recomendada por alguns mecânicos, a limpeza dos bicos injetores é um serviço que só deve ser feito em situações muito específicas.

Esse é um serviço que não costuma ser muito caro, mas seu valor varia muito entre oficinas. Na média, o preço da limpeza tem um custo médio girando entre R$ 80,00 e R$ 200,00.

etanol

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

Quando o motor de um carro falha, ou "engasga", geralmente é devido a um problema com o sistema de ignição (velas, cabos de velas ou bobina) ou então combustível ruim. Se as falhas começaram repentinamente após abastecer em um posto desconhecido, suspeite do combustível.

Existe uma discussão entre especialistas quanto à necessidade ou não de limpar o bico injetor. A rigor, os bicos injetores não precisam, nem devem ser limpos com frequência, embora sejam fundamentais para o funcionamento do carro. Em teoria, esse tipo de componente é considerado uma peça autolimpante.

De acordo com o diagnóstico do profissional, a limpeza dos bicos pode acontecer, porém só se estes estiverem com algum tipo de problema, não de forma preventiva. Normalmente, a limpeza dos componentes acontecem quando o motor começa a apresentar algum sintoma de funcionamento irregular.

“A limpeza do bico injetor poderá ser realizada quando o motor estiver funcionando irregularmente,” explica o chefe do Centro de Treinamento Automotivo, Diego Riquero Tournier, da empresa.

O serviço de inspeção e limpeza de injeção custa entre R$ 100 e R$ 190, dependendo do tipo de equipamento utilizado para a retirada das impurezas do bico (descarbonização ou ultrassom, que é mais caro).

Atualmente existem dois tipos de bico injetor, eles podem ser multiponto e monoponto. O multiponto corresponde a um sistema em que cada cilindro possui um bico injetor. Já o monoponto, corresponde a um sistema montado em um único bico, esse tipo era utilizado em veículos mais antigos.