Qual a vida útil de um aparelho auditivo?

Perguntado por: lescobar . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

de 3 a 5 anos

De maneira geral, um aparelho auditivo não tem um prazo de validade exato e suas funcionalidades vão depender de inúmeros fatores, como a qualidade do produto, a manutenção e a forma como ele é usado. O tempo médio de durabilidade dos aparelhos, em geral, é de 3 a 5 anos.

Apesar disso, é possível ter uma ideia da faixa de preço que se enquadram os principais modelos. Portanto, anote aí: um aparelho auditivo pode ser adquirido a partir de R$ 3.500, e modelos mais sofisticados podem custar até R$ 41.980.

Verifique se o tubo fino do seu aparelho auditivo está dobrado, quebrado ou se existe cera em seu interior. Caso exista cera em seu interior, realize a limpeza com o fio de nylon. Caso o mesmo esteja dobrado e danificado, procure a assistência técnica para que seja realizada a troca do tubo.

Na realidade, não há nenhuma contraindicação para o uso do aparelho o dia todo, muito pelo contrário: o uso constante do aparelho auditivo é recomendado pelos especialistas por trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Uma bateria recarregável de lítio é feita para durar, em média, 6 anos.

Toda pessoa com surdez que tiver sua condição comprovada por laudo médico tem direito à aposentadoria da pessoa com deficiência. De acordo com oDecreto Federal 5.296/204, é considerado deficiente auditivo quem possui perda bilateral (nos dois ouvidos) de 41 dB ou mais nas frequências de: 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz.

O dispositivo retroauricular (BTE) é considerado um dos aparelhos auditivos mais potentes disponíveis no mercado atualmente. Ele é indicado para todos os graus de perda de audição, do leve ao mais severo.

Os mais caros têm as últimas novidades em tecnologia de redução de ruído, conectividade sem fio, etc. Portanto, são logicamente mais caros que os modelos básicos. Hoje os aparelhos auditivos vão desde os minúsculos que ficam dentro do canal auditivo até os mais largos que ficam atrás da orelha.

O SUS oferece diversos tratamentos clínicos, cirúrgicos e de reabilitação para crianças e adultos com deficiência auditiva, dentre eles, a concessão de próteses auditivas tais como: Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), Sistema de Frequência Modulada (Sistema FM), Prótese de Implante Coclear (IC) e Prótese ...

No caso da surdez, perante a lei só existem duas possibilidades: ou você é considerada uma pessoa com deficiência, ou não é, não há meio termo. E para essa análise, não faz diferença se você fala, se usa aparelho, se usa Libras, ou qualquer outra opção.

Dormir com aparelho auditivo não é uma prática recomendada, assim como utilizá-lo durante o banho ou em atividades que envolvem água. Dessa forma, para impedir danos em suas estruturas sensíveis, é importante mantê-lo longe das alterações de temperatura e da sujeira, sempre armazenando-o em local seguro e arejado.

Limpeza diária: Deve-se limpar o aparelho auditivo diariamente para evitar o acúmulo de sujeira, cera de ouvido e bactérias. Use um pano macio e seco para limpar o exterior do equipamento. Você também pode usar uma escova macia para remover a sujeira e a cera dos orifícios.

Sem o tratamento com aparelhos auditivos, há o risco de evolução para graus mais altos, podendo chegar à surdez total.

Os aparelhos auditivos com Bluetooth podem se conectar com outros aparelhos compatíveis, como televisão, telefone, celular, computador, sistema GPS, entre outros.

A resposta é sim, mas com atenção e cuidados para muitas questões, nas quais vamos conversar melhor aqui. O processo que envolve a protetização de um Aparelho de Amplificação Sonoro Individual (AASI) consiste em várias e importantes etapas.

Proteja-o contra a exposição à poeira, oleosidade e partículas soltas no ar. Dessa forma, mesmo sabendo que o aparelho auditivo pode molhar, você consegue aumentar a vida útil dele.

Como cuidar do aparelho auditivo
Alguns hábitos de higiene são fundamentais para cuidar do aparelho auditivo. Dessa maneira, no momento da higienização não utilize álcool, solventes ou produtos de limpeza, pois podem danificar o aparelho. Sendo assim, o ideal é sempre utilizar um pano seco e macio.

12 dias

312 (selo marrom): muito usada em aparelhos retroauriculares convencionais, RIC e intracanais. Também possui uma duração média entre 10 e 12 dias.

Porém, quando o aparelho é mais antigo, esse “aviso” pode não ocorrer, então fique atento, se perceber alguns ruídos diferentes no aparelho, ou perceber que está ouvindo mais baixo, ou ainda, se o som estiver distorcido, é sinal que a pilha está acabando, troque-a o quanto antes.

4º do Decreto Federal 3.298/1999 é que é considerada pessoa portadora de deficiência auditiva, o indivíduo que possua perda auditiva bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma, na média das freqüências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz.