Qual a vida útil da correia dentada do Sandero?

Perguntado por: aalencastro . Última atualização: 26 de maio de 2023
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A correia dentada deste motor deve ser trocada a cada 64.000 km. É altamente recomendável entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Renault e solicitar o Plano de Manutenção com todas as informações necessárias.

Segundo os manuais e montadoras, a correia dentada possui vida útil de 50 mil km ou 3 anos (em média).

A vida útil média de um motor bem cuidado é de 300.000km, mas isso é uma média bem geralzona mesmo, acredito que se cuidar bem possa ir até 400.000km antes de ter que fazer uma retífica. Se não está queimando óleo ou descendo nível de água, então está tudo certo.

Informações do produto

MarcaRenault
Modelo1.6 8v
Número de peçaKIT39

Com toda a certeza, a melhor forma de prevenir a quebra da correia dentada é obedecendo aos prazos de troca indicados no manual da montadora. Normalmente, a peça apresenta durabilidade de 5 anos ou 50 mil quilômetros rodados.

Se você notar um ruído alto vindo da frente de seu veículo, algo um rangido de porta, pode ser um problema da correia dentada, causado por um desalinhamento ou desajuste. A única maneira de fazer o barulho ir embora é entrar em contato com um mecânico profissional e substituir a correia, ou tensioná-la corretamente.

Segundo Alexandre, os custos com a mão de obra podem variar entre R$ 800 e R$ 1.400, dependendo do carro.

Ruídos ao dirigir
Sons estranhos vindo da frente do veículo também podem ser problemas na correia dentada ou de outros componentes mais importantes. Geralmente o som apresentado por esse problema é o de algo deslizando. Esse ruído ocorre porque a peça está desajustada.

R$ 300,00

A troca da correia dentada custa aproximadamente R$ 300,00.

O preço médio de correia dentada depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar correia dentada por valores entre R$ 56,00 e R$ 4.368,99.

E se por acaso o rompimento da mesma acontecer com o motor funcionando, há o risco de ocorrer danos em outras peças do motor. Sem a correia dentada, o motor perde o já citado sincronismo, o que causa choque direto e desordem entre os componentes internos como válvulas, pistões, cabeçote e bielas.

De forma geral, o mercado considera como baixa quilometragem carros que rodam entre 10.000km e 15.000km por ano. A média considerada pela maioria das concessionárias para definir um carro como seminovo é abaixo dos 20.000km rodados. Já a quilometragem alta se enquadra acima dos 100.000km.

Consumo. O Sandero 1.0 é considerado um carro econômico. De acordo com dados do Inmetro, o modelo chega a fazer 14,2 km/l de gasolina na cidade e 14,1 km/l nas estradas.

O novo motor 1.0 de três cilindros Renault usa corrente, é possível ouvir o sibilo nas acelerações, em vez de correia dentada, o que facilita a manutenção. Comando de válvulas tem variador de fase para admissão e exaustão.

A versão Stepway do Sandeiro acabou sendo a melhor opção de compra, pois ganha nos quesitos desempenho e conteúdo e custa um pouco menos que a versão intermediária do novato 1.0.

As montadoras e fabricantes sempre recomendam a troca da correia dentada e esticador de 50 mil km a 50 mil km. E sempre que possível, levar para verificação da mesma.

Segundo as fabricantes, a correia deve ser trocada com 50 mil km ou 3 anos em média.

Kit composto por 02 correias, correia de alternador e correia de ar condicionado, correias elásticas, para o veículo Renault Sandero 1.0 12v 3 cilindros, B4D.

Dependendo do modelo e do fabricante, correias dentadas normalmente precisam ser trocadas entre 50.000 km e 60.000 km. Já ao considerar quanto tempo dura a corrente de comando, saiba que ela pode rodar cerca de 150 mil km sem apresentar nenhum tipo de problema.