Qual a via de administração do Nipride?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Recomenda-se que a infusão seja feita através de equipo com bomba de infusão, de preferência volumétrica, ou regulador de microgotas.

Náuseas, vômitos, sudorese, vertigem, apreensão, tremores musculares, desconforto retroesternal e dor abdominal; Respiratório: hipóxia; Hematológicas: metemoglobinemia; Diversas: flushing, estrias venosas, irritação no local de infusão.

Tridil® é destinado apenas para uso intravenoso. Não administrar por injeção intravenosa direta. Deve ser diluído em glicose (5%) ou cloreto de sódio (0,9%) antes da realização da infusão.

Cuidados: pode diluir em Soro Glicosado 5% (preferencialmente) ou em Soro Fisiológico 0,9%.

Nitroprusseto (INJETÁVEL) (nome genérico) (substância ativa).

Drogas Vasoativas

  • As catecolaminas: epinefrina (adrenalina), dopamina, dobutamina, norepinefrina (noradrenalina);
  • Os vasodilatadores: nitroglicerina (tridil), nitroprussiato de sódio.

Nitroprussiato de sódio é um potente vasodilatador de administração parenteral com ação rápida e de curta duração, sendo bastante eficaz em emergências hipertensivas e no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca aguda descompensada.

Para tal feito, utiliza-se drogas endovenosas, tais como Nitroprussiato de sódio (Nipride® – potente vasodilatador arterial e venoso sistêmico) e a Nitroglicerina (Tridil® – potente venodilatador e vasodilatador coronariano). Pode-se utilizar, ainda, o Metoprolol ou Esmolol endovenosos!

A Nitroglicerina pode ser administrada por via oral, spray (lingual), sublingual, intrabucal, tópica, ou via intravenosa.

De acordo com a literatura, é seguro fazer a medicação pelo acesso periférico.

É um medicamento chamado de vasodilatador porque dilata os vasos sanguíneos do corpo. Este medicamento é utilizado para baixar a pressão arterial, melhorar a circulação do sangue no coração em casos de dor no peito, infarto do coração ou insuficiência cardíaca.

As drogas vasoativas mais utilizadas são as catecolaminas e, dentre elas, destacam-se a adrenalina, a dopamina, a dopexamina, a dobutamina, o isoproterenol e a noradrenalina. Dispõem-se os vasodilatadores também, como o nitroprussiato de sódio.

Classificação das Drogas Vasoativas

  • 4.1. Dopamina.
  • 4.2. Noradrenalina.
  • 4.3. Adrenalina.
  • 4.4. Dobutamina.
  • 4.5. Isoproterenol.
  • 4.6. Dopexamina.

A dobutamina é eficaz no tratamento em curto prazo da descompensação cardíaca, que pode ocorrer após cirurgia cardíaca ou em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva ou infarto agudo do miocárdio.