Qual a via de administração com absorção mais rápida?

Perguntado por: tveloso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Via endovenosa: a administração ocorre diretamente na corrente sanguínea, promovendo rápida absorção.

Via Sublingual
Propicia absorção rápida de pequenas doses de alguns fármacos, devido ao suprimento sanguíneo e a pouca espessura da mucosa absortiva, permitindo a absorção direta na corrente sanguínea.

Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta.

Via respiratória
Tem a vantagem de realizar a administração em pequenas doses com rápida absorção.

Qual o volume máximo da administração via subcutânea? É recomendado ministrar um volume máximo de 1,5ml por via subcutânea. Contudo, é mais comum restringir o volume para até 1,0ml. Isso garante um tempo de absorção lento, de cinco a 30 minutos.

Assim, por definição, um medicamento administrado por via intravascular é 100% biodisponível, isto é, toda dose do fármaco administrada diretamente na corrente sanguínea e está disponível para interagir com os receptores e desencadear o efeito farmacológico (ASHFORD, 2005a).

Qual a diferença entre via intravenosa e endovenosa? Na verdade, os termos são sinônimos, pois ambos descrevem a aplicação de um composto diretamente na veia do paciente. Ou seja, não há diferença real entre via intravenosa e endovenosa.

Conheça um pouco mais sobre algumas das vias de administração de medicamentos que podem ser adotados pelo enfermeiro:

  • Via oral. ...
  • Vias de administração de medicamentos parenterais. ...
  • Via sublingual. ...
  • Via retal. ...
  • Via ocular. ...
  • Via otológica. ...
  • Via cutânea. ...
  • Via transdérmica.

A aplicação de medicamentos pode ser feita, basicamente, por três vias, quais sejam: oral, sublingual e parenteral. Para cada uma, existem critérios específicos para sua indicação que estão relacionados ao medicamento e à condição fisiológica do paciente.

O volume máximo a ser administrado por esta via é 1,5 mL e não deve ser aspirado, a não ser no caso específico de aplicação da vacina subcutânea na região dorso glútea. São exemplos de vacinas administradas por essa via: vacina sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela (atenuada)(1-3).

As 7 Formas de Absorção dos Fármacos

  • ABSORÇÃO ORAL.
  • ABSORÇÃO RETAL.
  • ABSORÇÃO CUTÂNEA.
  • ABSORÇÃO POR VIA RESPIRATÓRIA.
  • ABSORÇÃO INTRAMUSCULAR.
  • ABSORÇÃO SUBCUTÂNEA E SUBMUCOSA.
  • ABSORÇÃO INTRAPERITONEAL.

Os medicamentos em cápsulas contendo líquido tendem a ser absorvidos mais rapidamente do que aqueles em cápsulas contendo partículas sólidas.

Sobre o tempo de ação do líquido e da pílula, é verdade que o medicamento líquido produz o efeito mais rápido se comparado à versão sólida, pelo simples fato de que o comprimido precisa ser dissolvido pelo organismo para iniciar seu efeito terapêutico, enquanto o líquido não precisa passar por este processo.

Por essas razões, a maioria dos fármacos é absorvida, principalmente, no intestino delgado, e os ácidos, apesar da capacidade de atravessar membranas prontamente por serem fármacos não ionizados, são absorvidos mais rapidamente no intestino do que no estômago [para revisão, ver (1.

A aplicação de medicamentos por via subcutânea é indicada quando não se objetiva uma absorção muito rápida pelo organismo, bem como para aplicação de medicamentos específicos como insulina, adrenalina, ou vacina anti-rábica.

A classificação endovenosa descreve um tipo de via parenteral, indicando oposição à via enteral. O que, em outras palavras, significa que a medicação não é absorvida pelo intestino, pois não passa pelos órgãos do sistema digestivo.

2.1 — Volume: Esta via pode receber um volume máximo de 10ml, assim mesmo, excepcionalmente. O volume normal varia de 2 a 5 mil.

Intramuscular: rapidez e volume do medicamento
Já dissemos: as injeções intramusculares permitem uma rápida absorção (cerca de 20 minutos) e são as injeções subcutâneas menos dolorosas. Tudo graças à rica vascularização das fibras musculares e da presença de poucas terminações nervosas.