Qual a verdura que contém colágeno?

Perguntado por: rsalazar . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

Mais uma fonte natural de colágeno. As verduras de folha verde escura, como a couve, acelga, espinafre, entre outras, são extremamente ricas em quase todos os nutrientes, inclusive a vitamina C.

Couve, repolho, espinafre e berinjela, por exemplo, são excelentes na produção de colágeno. Eles também estimulam a produção de colágeno. Portanto, aumente o consumo de aipo, azeitona verde, alho, pepino, banana e cebola.

Assim como a carne bovina, o frango e suas cartilagens são ricos em colágeno. O animal tem quantidade considerável de tecido conjuntivo e indica-se comer o pescoço e outras cartilagens para aproveitar ao máximo o colágeno presente. O caldo de osso de frango é também um dos principais alimentos ricos em colágeno tipo 2.

A reposição de colágeno através da alimentação é simples, você precisa consumir alimentos fontes de proteínas como carnes, leites e derivados, ovos, alguns alimentos de origem vegetal como feijão, lentilha, grão de bico, alguns cereais e tubérculos como arroz, arroz integral.

Quanto mais velho, maior é a quantidade de colágeno na carne do frango. As maiores quantidades de colágeno são encontradas principalmente na cartilagem e nos ossos, especialmente no pescoço e nos pés de frango que são ricas nessa proteína.

colágeno tipo I

Através disso, percebemos que o colágeno para flacidez mais recomendado é o colágeno tipo I, sendo esta a melhor escolha. Isso se dá pelo fato de que ele ajuda no processo de deixar a pele mais firme, e melhora a estrutura dos fios de cabelos, unhas e dentes.

Sendo assim, ao envelhecer, a produção natural de colágeno no corpo diminui, o que implica no aparecimento de rugas, uma pele mais flácida e tornam-se mais fracas as cartilagens das juntas. Portanto, é a membrana do ovo a principal fonte de colágeno, sendo assim os benefícios do ovo são potencializados.

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

O colágeno é produzido naturalmente pelo nosso organismo e faz parte da constituição não só da pele, mas também das articulações, nervos, cabelos, músculos e outros tecidos.

7 alimentos ricos em colágeno

  • Caldo de mocotó;
  • Frango;
  • Ovos;
  • Castanha;
  • Feijão;
  • Alho;
  • Frutas cítricas e vermelhas. Incluir estes alimentos na sua dieta pode fazer uma grande diferença junto com um tratamento adequado. Ficou curiosa? Agende sua consulta e saiba mais!

Além disso, a gelatina é uma sobremesa de origem animal rica em colágeno, que é o elemento responsável pela manutenção dos ossos, pela reconstituição e regeneração das articulações e que atua de forma a retardar o processo de flacidez natural própria do envelhecimento, evitando assim as rugas, celulites e marcas de ...

Você pode encontrar ainda a gelatina de peixe e o colágeno marinho, ambos são fontes de colágeno tipo I.

Vitamina C tópica diariamente
A vitamina C também trata rugas finas e grossas do rosto e pescoço, bem como melhora a textura da pele. "Isso acontece porque a Vitamina C é cofator para a produção de colágeno. Então ela ajuda a estimular a síntese dessa proteína que dá sustentação à pele", completa a médica.

Pepino e abacate são os ingredientes mais equilibrados para a pele. Por um lado, o pepino contém vitamina C para adicionar colágeno à pele, enquanto o abacate produz óleo e o mantém hidratado. Tudo o que você precisa são 2 colheres (sopa) de mel e ¼ de xícara de iogurte natural. Misture os dois e aplique no rosto.

Por mais que seja algo que tentamos evitar, o nosso corpo envelhece naturalmente e isso somado aos fatores ambientais, como tabagismo, radiação solar e maus hábitos alimentares, podem acelerar o processo de perda de colágeno e o surgimento de alguns problemas de saúde e estética.