Qual a verdade sobre o caso Suzane?

Perguntado por: epires . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Em 31 de outubro de 2002, o caso Suzane Richthofen foi noticiado em todo o Brasil. Após uma breve investigação, o assassinato brutal de Manfred e Marísia Von Richthofen foi esclarecido: o rico casal perdeu a vida através de um plano organizado pela própria filha.

Os laudos psicológicos e o teste de Rorschach, uma técnica de avaliação psicológica, apontavam que não havia evidências de que Suzane seria perigosa, podendo conviver em sociedade, mas que, por outro lado, dentre outros pontos, tinha personalidade manipuladora e agressividade camuflada.

Após pouco mais de 20 anos presa, Suzane von Richthofen, de 39 anos, foi solta nesta quarta-feira (11/01).

Suzane Richthofen, durante a elaboração dos planos de assassinato, afirmou que seu pai a abusava sexualmente desde seus 14 anos. Seu namorado e cúmplice do assassinato, Daniel Cravinhos, disse que Manfred Richthofen tinha uma amante, e Marísia possuía um caso amoroso com uma amiga.

O crime foi planejado e executado pela filha mais velha do casal, a estudante de direito Suzane von Richthofen. Na época com 18 anos, a jovem contou com a ajuda do namorado, Daniel Cravinhos, e do irmão mais velho, Cristian Cravinhos.

Foi aí que o namorado de Suzane também confessou o assassinato. A filha dos Richthofen, porém, foi a última a confessar o crime.

Quem ficou com a herança dos von Richthofen? Diante do contexto, a fortuna dos von Richthofen foi submetida à análise da Justiça. Por conta do crime, Suzane foi considerada indigna de receber qualquer parte da herança. Toda a herança de Manfred e Marísia foi deixada para o filho mais novo, Andreas von Richthofen.

Publicado em 11 de janeiro de 2023 às, 20h06. Suzane Von Richthofen, condenada pela morte dos pais em 2002, foi solta nesta quarta-feira, 11, e transferida para o regime aberto após decisão da Justiça. A informação foi confirmada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Estado.

Tudo o que ela fez foi por amor a Daniel Cravinhos. Interessante tal afirmação. Matar os próprios pais, porque ainda não tinha plena consciência de seus atos, por ser recém saída da adolescência, e querer viver um conto de fadas com seu grande amor.

Daniel Cravinhos

Daniel Cravinhos
Namorado de Suzane na época do crime, Daniel foi apontado como autor da execução do casal junto com o irmão.

Ele ressalta que através dessa técnica, é possível s analisar as condições afetivas e intelectuais do sujeito, seus traços de personalidade, seu funcionamento em situações de ansiedade e depressão.

Beneficiada com a progressão para o regime aberto, Suzane von Richthofen informou à Justiça que vai morar em Angatuba, cidade no interior de São Paulo. Condenada por matar os pais, ela cumpre pena em liberdade desde a última quarta-feira (11).

Condenada por matar os pais em 2002, Suzane estava presa na Penitenciária Feminina de Tremembé (SP), mas teve a pena convertida ao regime aberto e se mudou para Angatuba (SP) no início de 2023.

Suzane von Richthofen consegue benefício do regime aberto
O casal Richthofen deixou como herança um patrimônio avaliado em R$11 milhões, sendo uma casa de alto padrão na zona sul de São Paulo, uma chácara em São Roque, interior do estado, além de dois carros e diversas contas bancárias.