Qual a velocidade que o sangue corre nas veias?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

2 km/h

A cada batida o coração bombeia 90 mililitros de sangue, que percorrem perto de 96.500 km de veias e artérias em um minuto. O sangue flui a uma velocidade média de 2 km/h.

Capilares são vasos sanguíneos delgados que permitem as trocas gasosas. O sangue, durante um circuito completo, passa duas vezes pelo coração.

Dos capilares o sangue segue caminho retornando ao coração como sangue venoso, rico em gás carbônico, saindo dos capilares, passando pelas vênulas (veias mais finas), chegando nas veias, e entrando no átrio direito para seguir com a circulação pulmonar.

veias cefálica

As veias cefálica do antebraço e basílica do antebraço são preferíveis para coleta de sangue, mas pode-se usar outras veias do braço e da mão. A veia cefálica está localizada no aspecto lateral (radial) do braço, e a veia basílica no aspecto medial (ulnar).

Geralmente esse tempo varia entre 1 e 3 minutos. Já o teste de coagulação é realizado através da coleta de cerca de 2 ml de sangue. Coloca-se o material em dois tubos sem anticoagulante e observa-se o tempo que o sangue levará para coagular. Normalmente é algo que leva de 5 a 12 minutos.

artérias

Os dois vasos transportam a mesma quantidade de sangue. Nas artérias o sangue corre mais depressa, impulsionado pelo coração. Mas ele perde pressão nos estreitos vasos capilares e viaja mais devagar nas veias.

Qual o comprimento dos vasos sanguíneos? O comprimento total dos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) é de cerca de 100 mil quilômetros. Tendo em vista a circunferência da Terra que mede 40 075 km, os vasos sanguíneos, se alinhados, dariam duas voltas e meia no planeta.

Nas artérias maiores o sangue alcança a velocidade de 1,5 Km/h. Quando atinge os vasos menores, cai para 1 milésimo disso. Este ritmo lento permite ao sangue fazer suas entregas nas bilhões de células do corpo.

400 litros

Em um minuto, o coração lança 5 litros de sangue no corpo; em uma hora, são 400 litros. O órgão faz dois movimentos: sístole e diástole. A sístole, que é uma espécie de contração, é responsável pela distribuição do sangue. Na diástole, o coração descansa.

Qual a maior força g suportada? O atual recorde mundial de resistência do homem à força g é de 82,6 g. E isso por um período bastante “longo” de 0,04 segundos.

Diariamente, um coração bombeia sangue através de 96 mil quilômetros de vasos sanguíneos. Aos 45 anos, um coração já bombeou 300 mil toneladas de sangue. O músculo do coração é exigido, diariamente, duas vezes mais que os músculos das pernas de um corredor ou que os músculos dos braços de um campeão de halterofilismo.

Cada tipo de vaso sanguíneo desempenha uma função dentro do sistema circulatório. Enquanto as veias são mais finas e levam sangue do corpo para o coração, as artérias são mais espessas e saem do coração, levando sangue para o corpo.

veia cava superior

A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.

“Embolia gasosa é quando existe entrada de ar dentro do aparelho cardiovascular. Essa bolha de ar pode trafegar pelas veias até chegar no coração, e quando esse sangue vai para a região do pulmão, entupir todo o sistema, podendo causar diversos problemas, inclusive a morte”, disse Gomes.

Há muitos fatores que podem influencia no fato do profissional conseguir ou não coletar a amostra de sangue para exame, como, por exemplo, a condição das veias do paciente, a experiência do profissional, a angulação da inserção da agulha, o calibre da agulha, a preparação do membro para a correta visualização e ...

Apesar de ser rápido, o procedimento é doloroso, pois as artérias são mais profundas e cercadas por nervos, o que aumenta a sensibilidade.

A coagulação excessiva (trombofilia) ocorre quando o sangue coagula muito facilmente ou excessivamente. Distúrbios hereditários e adquiridos podem aumentar a coagulação do sangue. Os coágulos fazem os braços ou as pernas incharem. Os níveis séricos de proteínas que controlam a coagulação são medidos.

Conforme brevemente explicado, o sangue grosso é causado pelo excesso ou deficiência de proteínas que fazem parte da coagulação, e aumento da produção de imunoglobulinas e glóbulos brancos ou vermelhos, por exemplo.

O coagulograma permite avaliar a cascata de coagulação e, desta maneira, identificar falhas e o local da falha. De forma geral, permite avaliar se o corpo possui condições de estancar um sangramento ou se está predisposto à formação de coágulos.

O coração acaba funcionando como uma estrutura dupla: do lado direito impulsiona o sangue que chega do corpo (rico em gás carbônico e conhecido como sangue venoso) e vai para os pulmões e do lado esquerdo impulsiona o sangue que chega dos pulmões (rico em oxigênio e conhecido como sangue arterial) e vai para o corpo.

Se cruzam e se ramificam dos pés à cabeça e, somadas às artérias e vasos capilares, no sistema circulatório, rendem quase 100 mil quilômetros, o suficiente, em linha reta, para dar duas voltas e meia na Terra. Muitos fatores tornam as veias únicas, tanto que integram um sistema próprio, o sistema venoso.