Qual a velocidade que o radar não pega?

Perguntado por: mporto . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
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"A fiscalização eletrônica pode registrar veículos com velocidade até 250 km/h", diz nota enviada pela CET ao UOL Carros. Dessa maneira, mesmo em plena luz do dia, os equipamentos de fiscalização da companhia não conseguem flagrar e viabilizar a autuação de motoristas acelerando acima de 250 km/h.

De onde vem essa informação? Pois bem, o motivo disso é que existe uma tolerância de no máximo sete quilômetros ao cruzar por um radar. Tendo isso em vista, se houver indicação que a velocidade máxima precisa ser de 90 quilômetros por hora, é possível passar pelo radar em até 97 por hora.

E quando a velocidade máxima no trecho é de 50 km/h, qual a tolerância do radar? Para ser multado, a velocidade medida deve ser de 58 km/h.

O alcance de um radar que opera por ondas de rádio é de até 1 km. Com ele, é possível autuar por excesso de velocidade até 30 carros por minuto. Já no caso do LIDAR, temos um alcance bem maior, já que seu feixe luminoso pode alcançar veículos a até 2,5 km de distância.

Essa tecnologia é utilizada pelos órgãos de trânsito para controlar a velocidade de circulação dos veículos, a fim de coibir os excessos de velocidade nas vias, ruas, rodovias. Há quatro tipos de radares: fixo, estático, móvel e portátil. Cada um deles mede a velocidade de um veículo de uma forma específica.

Portanto, você deverá ser multado por excesso de velocidade até 20% acima do permitido na via. Em uma via em que o permitido é 50 km/h, se a velocidade considerada variar entre 51 km/h e 60 km/h, o condutor deve receber uma multa média.

Então, se a velocidade máxima em uma rua ou avenida for de 40 quilômetros por hora, não é considerado uma infração se você passar até 47 por hora. Isso porque existe uma tolerância de sete quilômetros. Se a velocidade máxima indicada for de 90 por hora, você pode passar até 97.

De 500 metros do radar fixo em se tratando de vias urbanas ou em trechos de vias rurais com características de via urbana; b. De 02 quilômetros do radar fixo em se tratando de rodovias, estradas e vias de trânsito rápido.

Até 20% acima do limite de velocidade: multa no valor de R$130,16. De 20% até 50% acima do limite permitido: multa no valor de R$195,23. Acima de 50% do limite permitido: R$880,41.

Para verificar se o radar está funcionando, primeiramente, você deve avaliar a sinalização. Caso haja o equipamento no local, mas não haja nenhuma placa avisando, provavelmente, o equipamento foi desligado, uma vez que a sinalização é obrigatória.

Radares de velocidade funcionam 24h, mas não significa que monitorem o tempo todo. Isso acontece porque os órgãos de trânsito podem definir horários específicos, de acordo com a necessidade. Algumas vias, onde seja proibido o tráfego entre 05h e 08h, por exemplo, podem ter o monitoramento desligado durante o período.

A regra é simples: até 100 km/h, a tolerância é de 7km/h. Se a velocidade do veículo estiver acima de 100 km/h, o “desconto” do radar móvel é de 7%.

É possível observar que, próximo aos radares fixos, existem duas ou três linhas pretas no chão. Estas são as regiões onde os sensores são instalados.

Radares Estáticos
Ele funciona disparando uma micro-onda em direção ao chão. Quando um veículo passa pela área de cobertura, o sinal sofre uma breve interrupção, e ao sair da área, o sinal volta. É com este tempo de interrupção que o aparelho calcula a velocidade.

A Resolução nº 798 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que proíbe os radares ocultos, está valendo. Desde o dia 1º de novembro, está proibido esse tipo de radar em todas rodovias do território nacional. Todo trecho monitorado por radar precisa ser sinalizado e o local deve ser divulgado na internet.

Se você já tem o aplicativo, vá em “Meu Waze” e em seguida em configurações, é um ícone de engrenagem que fica à esquerda, na parte superior. Dentro das configurações, procure por “Alertas e Avisos”, depois em “Alertas”.

Parte dos 175 novos radares fixos de São Paulo será incapaz de fiscalizar a velocidade das motocicletas. Por determinação da Secretaria Municipal dos Transporte (SMT), alguns equipamentos têm sido posicionados no sentido oposto ao da via, a fim de fotografar os veículos de frente.

O 'radar' usado nas cidades (conhecido também como 'pardal') não é, na verdade, um radar, mas um sensor localizado no chão trabalhando em conjunto com uma câmera digital e um flash. Trata-se de uma bobina enterrada debaixo do asfalto, exatamente nas faixas em que passam os carros.

A partir dos 100 km/h, a tolerância de velocidade adota o sistema de 7% Mas atenção! Em vias onde o limite de velocidade é superior aos 100 km/h, outra regra é aplicada, a partir daí, adota-se uma tolerância de velocidade de 7% acima do limite permitido.

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