Qual a velocidade máxima de um atleta de corrida?

Perguntado por: lsiqueira3 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Mas olhando de perto, é possível notar a sutil diferença: enquanto os outros corredores atingem uma velocidade máxima de pouco mais de 43 km/h, Bolt chega aos 44 km/h.

20,91 km/h

- Finalmente o recorde da Maratona foi alcançado por Eliud Kipchoge em Berlim, em Setembro de 2022, com um tempo de 2 horas, 1 minuto e 9 segundos, pelo que correu a uma velocidade de 20,91 km/h.

Quem corre vinte minutos, três vezes por semana, está duas vezes mais protegido do que quem anda meia hora por dia. A velocidade ideal é um pouco alta: 10 quilômetros por hora.

Vilma Charton, outra cientista local, nos ensina que, na Jamaica, 98% da população tem fibras musculares rápidas, que é basicamente o tipo físico ideal para um velocista. Cockpit County, de onde saem os maiores velocistas jamaicanos, uma região montanhosa da Jamaica, nos trouxe Usain Bolt.

Assim, para a prova de 7 km, você pode experimentar um pace entre 7:05 min/km e 7:15 min/km. Rodrigo dá uma dica final quanto à frequência cardíaca para quem monitora por meio de um relógio esportivo, por exemplo.

Usain Bolt

Velocista Usain Bolt tenta completar espaços em branco em divertidos tweets sobre ele, incluindo de Samuel L.

Mantenha o controle do Pace
Percorrer 5k abaixo de 40 minutos é o seu objetivo.

Quanto tempo para percorrer 42 km? Estima-se que iniciantes em corrida precisam de cerca de 15 semanas de treinamento para se preparar mental e fisicamente para uma maratona. São 15 semanas – centenas de horas e quilômetros – para então correr 42 ,2 km em cerca de 4h30 (o tempo médio mundial para maratonas).

9 km/h

Um maratonista médio, no Brasil, cumpre cada quilômetro em menos de 9 km/h. A marca dele fica bem abaixo do melhor tempo já registrado para a distância - 2 horas, 2 minutos e 57 segundos, do também queniano Dennis Kimetto.

Ao observar vídeos de séries e filmes com o personagem, o físico Rhett Allain estimou que a velocidade do herói deveria ser algo em torno de 1100 km/h, ou aproximadamente 305,5 m/s.

Dessa forma, para calcular o pace basta dividir o tempo gasto para percorrer uma distância. Por exemplo, se um corredor leva 30 minutos para concluir 5 km, então seu pace é de 6 minutos por quilômetro.

Correr demais e não respeitar as próprias limitações pode levar a insônia, distensões, tendinites, fraturas por estresse e cansaço permanente. Correr é uma das melhores atividades para a saúde. Só pelo fato de se exercitar e deixar o sedentarismo de lado já é muito importante.

Atualmente, o país integra a Comunidade Britânica (organização formada pelo Reino Unido e suas antigas colônias). Em consequência da grande quantidade de escravos trazidos para o território jamaicano no período colonial, atualmente, cerca de 90% da população nacional é descendente de escravos africanos.

Genética: Algumas pessoas podem ter uma predisposição genética para ter uma maior resistência física e melhor capacidade aeróbica, o que pode ajudá-las a correr mais quilômetros. Treinamento: O treinamento regular é fundamental para melhorar a resistência e a capacidade de correr longas distâncias.

Segundo especialistas, expor o corpo ao mesmo tipo de exercício por vários dias seguidos e sem um período adequado de descanso não está entre as recomendações para um programa de treinamento saudável. Por isso, correr todos os dias, sem intercalar com outras atividades, pode, a médio ou longo prazo, provocar lesões.

Existem evidências de que correr vigorosamente por mais que uma hora todos os dias pode aumentar as chances de ter doenças cardíacas e lesões. De maneira geral, os responsáveis pelo estudo recomendam correr duas vezes por semana, de 2 a 4 km por dia.

Uma outra forma é o cálculo em km/h, caso você tenha acesso a uma esteira ergométrica para treinamento. A velocidade média ficaria em 12 km/h durante os 12 minutos do teste.

Erik Cardoso

Erik Cardoso é o brasileiro mais rápido da história
Depois de 35 anos, o Brasil escreveu um novo nome na história do atletismo: Erik Cardoso. O velocista, de apenas 23 anos, foi o primeiro brasileiro a correr abaixo dos 10 segundos e é o novo recordista nacional dos 100 metros rasos, com o tempo de 9s97.

Depois de bater os 100 metros rasos com o tempo de 9s80, o italiano Lamont Marcell Jacobs assumiu o posto ocupado desde 2004 pelo jamaicano Usain Bolt, e faturou a medalha de ouro nas Olimpíadas 2020.

Eliud Kipchoge

A melhor performance da maratona de todos os tempos aconteceu no dia 25 de setembro de 2022 em Berlim, na Alemanha. Apoiado por uma equipe excepcional de técnicos, staff e corredores, Eliud Kipchoge correu a maratona em 2:01:09.

E por aí vai mas lembre que você, corredor, é a peça fundamental para realizar o melhor Pace", afirma Dias. "Se você já começou a correr e quer saber um tempo ideal para esse início, é possível dizer que o ideal é correr os 10 km abaixo de 1 hora, ou seja, num Pace de aproximadamente 6 minutos por km.