Qual a velocidade do vento ideal para pulverização?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4 / 5 2 votos

Normalmente, podemos considerar que a maior parte do período diurno apresenta características climáticas adversas para a pulverização. Isso porque a aplicação deve ocorrer em uma temperatura abaixo de 30°C, com velocidade do vento entre 3 e 10 km/h e umidade relativa do ar acima de 55%.

Segundo o especialista, a pulverização terrestre deve ser feita com uma pressão de 2 a até 4 bar, ou entre 30 e 60 libras. Já a pulverização aérea requer uma pressão sempre acima de 40 a até 60 libras para ter um bom resultado.

À noite, na maior parte das vezes, o clima favorece: umidade do ar mais alta, menos rajadas de vento e temperaturas mais baixas. Portanto, nesse período o tempo de vida da gota pulverizada nas plantas é maior. Logo, aumentam as chances de o produto eliminar a praga com sucesso.

Ventos Perigosos
Os ventos os superam 50 km/h. Furacão : vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do Caribe (oceano Atlântico) ou nos EUA. Os ventos precisam ter mais de 119 km/h para uma tempestade ser considerada um furacão.

Chuva e herbicida, definitivamente não combinam, segundo o especialista. A molécula do herbicida leva um tempo para agir na planta. Depois de aplicado, o produto deve agir entre três a quatro horas com um tempo firme. “É muito importante que não chova para ter uma boa penetração do herbicida”, diz Pires.

o melhor horário para aplicação de herbicidas está associado às horas com temperaturas mais amenas e umidade relativa do ar superior a 60%. Essas características ocorrem no período da manhã e no final da tarde.

O produtor tem um desafio enorme nas lavouras: a rápida velocidade de desenvolvimento, adaptação e resistência de pragas, doenças e plantas daninhas. Soluções que antes auxiliavam na produção, hoje não funcionam mais. Além disso, erros na aplicação também podem fazer os defensivos agrícolas perderem a sua eficácia.

A aplicação noturna de defensivos em geral, incluindo herbicidas, proporciona aumento na eficiência dos produtos. À noite, a temperatura é quase sempre menor, o vento, geralmente, não é forte e a umidade relativa do ar maior.

Eficiência dos drones na pulverização
“Considerando o trabalho de ir, jogar o fertilizante, voltar, carregar com mais produto e recarregar a bateria, esse drone tem rendimento médio de 35 a 40 hectares por dia.

No geral, a pressão ideal utilizando em pulverizadores autopropelidos para o cultivo de soja, de acordo com especialistas na área, é de 380 a 420 KPA, mantendo um volume de 100 litros por hectare, numa velocidade constante de 14 km/h.

Cálculo da Vazão necessária na ponta : Usando a fórmula : l/min = = 0,563 l/min por bico ou seja , precisaremos de uma vazão de 0,563 l/min na ponta.

E aí surge outra questão: quanto tempo antes e quanto tempo depois da chuva é possível fazer a aplicação dos produtos sem que eles percam a eficiência? “Se vai chover num período mínimo de duas horas, não devemos aplicar. Se vai chover depois de duas horas, talvez possa aplicar.

O senso empírico comum, utilizado pelos pomicultores brasileiros, é de que, independentemente do inseticida utilizado, o tempo de quatro horas de secagem antes do início da precipitação é suficiente para sua absorção pela planta.

Durante o dia, as altas temperaturas, baixa umidade do ar e rajadas de vento prejudicam o aproveitamento dos defensivos aplicados, causando prejuízo ao produtor.

Filipinas. Haiyan tocou terra inicialmente em Guiuan, província de Samar Oriental às 20:45 UTC trazendo consigo ventos máximos de 315 km/h, o mais forte já registrado na história.