Qual a velocidade de um transistor?

Perguntado por: opimenta . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

E, ao contrário dos recordes olímpicos, que geralmente são superados na casa dos décimos de segundo, o transístor mais rápido do mundo superou seus concorrentes por uma larga margem. O recorde anterior era de 28 GHz. O novo "transístor-Bolt" tem uma velocidade de chaveamento de 108 GHz.

1000 V

Transistores com correntes de coletor acima de 1 A são normalmente considerados transistores de potência, e as tensões de operação, ou seja, tensões máximas que suportam entre coletor e emissor podem superar os 1000 V.

Os transistores apresentam desempenho superior no chaveamento em termos de maior rapidez e perdas menores por comutação. Um tiristor é ligado pelo aumento da corrente de anodo: Térmica: Se a temperatura de um tiristor for elevada, há um aumento no número de pares elétrons-lacunas, o que aumenta as correntes de fuga.

Os chineses criaram o menor transistor – recebeu uma porta de 0,34 nm e este é o limite para os materiais existentes. Um grupo de cientistas chineses surgiu com um design incomum de transistor. Graças ao seu design único, eles fizeram o menor transistor do mundo com um comprimento de porta de apenas 0,34 nm.

Dizemos que um transistor é equivalente a outro quando ele pode funcionar nos mesmos circuitos com o mesmo desempenho. A substituição de transistores seria muito simples se isso fosse comprido com facilidade pelos tipos que em manuais ou tabelas são indicados como "equivalentes".

A base é ligada a outro ponto do circuito cuja finalidade é controlar o estado do transistor. Quando uma tensão elétrica é aplicada à base, o transistor “abre”, ou seja, funciona como condutor, permitindo que uma corrente elétrica flua entre emissor e coletor e alimente o circuito ao qual está ligado.

Um sensor PNP, quando acionado, vai conectar o positivo (+) à carga. Já o sensor NPN vai conectar o negativo (-) à carga. Lembrando que o termo “carga” se refere ao elemento que o sensor envia o sinal. A carga pode ser uma lâmpada, uma válvula pneumática, um relé, ou uma entrada de PLC.

Transistor Sanduíche de silício
Por fim, a última configuração mais comum de ser encontrada em transistores é a sanduíche de silício, composta por duas camadas de silício, onde uma irá conter dopagem do tipo P e a outra do tipo N. Esse tipo de dispositivo, na verdade, costuma ser conhecido comumente por diodo.

Este terminal é a base. Se acharmos a base com a ponta vermelha, o transistor é NPN e se acharmos com a preta, ele é PNP.

Um transistor NPN recebe tensão positiva no terminal do coletor. Essa tensão positiva para o coletor permite que a corrente flua do coletor para o emissor, desde que haja uma corrente de base suficiente para ativar o transistor.

Para medir tensões nos terminais de um transistor ligado a um circuito, precisamos apenas de um multímetro. Com este teste podemos verificar o estado das junções e eventualmente determinar se algum componente de polarização ou acoplamento da etapa t6ransistorizada apresenta problemas.

Ele é amplamente utilizado em circuitos eletrônicos como um amplificador de sinal, um interruptor eletrônico ou um oscilador, entre outras funções. Existem dois tipos principais de transistores: o transistor de junção bipolar (BJT) e o transistor de efeito de campo (FET).

MOSFET de potência tem o funcionamento semelhante ao do BJT, a principal diferença está na forma de controle. O BJT funciona a partir de uma corrente de base mínima para que flua uma corrente no coletor, o MOSFET funciona controlado por uma tensão, e não uma corrente como o BJT.

A diferença é que o diodo apresenta a junção de dois materiais, um do tipo P e um do tipo N, enquanto que o transistor apresenta a junção de três materiais, dois do tipo P e um do tipo N ou o contrário, dois do tipo N e um tipo do P, como podem ser observados nas Figuras 3 e 4, respectivamente.

O TRIAC funciona como um interruptor controlado e apresenta as mesmas características funcionais de um SCR. No entanto, ele possui a vantagem de poder conduzir nos dois sentidos de polarização. A Figura 7.1 mostra sua simbologia. O TRIAC funciona como dois SCRs em anti-paralelo, de acordo com a Figura 7.2.

Os transístores bipolares ou transístores comuns (NPN e PNP) possuem três terminais que são denominados emissor, coletor e base, sendo utilizadas as letras E, C e B respectivamente para sua identificação.

Os transistores de pequenos sinais são transistores usados principalmente para amplificar sinais de baixo nível, mas também podem funcionar bem como interruptores.