Qual a veia mais perigosa do corpo humano?

Perguntado por: lsalgado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

A função da veia safena magna é levar o sangue do membro inferior em direção ao coração, quando ela está doente, perde a sua função e não consegue conduzir o sangue (ou faz com muita dificuldade) em direção ao coração.

Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias axilar, nas axilas, e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos.

veia cava superior

A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.

veia safena magna

A veia safena magna insuficiente em toda sua extensão geralmente dá sintomas de dor, peso e inchaço na perna.

Qualquer veia do corpo pode ser afetada: nas pernas a mais frequente é a veia femoral, no abdome, a ilíaca, nos braços a braquial e no pescoço a jugular interna.

Ela atinge a coxa por trás do ligamento inguinal, chamada neste ponto de artéria femoral comum, uma continuação da artéria ilíaca externa, estando a meio caminho entre a espinha ilíaca ântero-superior e a sínfise púbica.

Após a retirada da veia, o funcionamento do corpo pode até melhorar, pois o fluxo do sangue é assumido por veias saudáveis. Dessa forma, os sintomas como inchaço, cansaço e dor nas pernas são solucionados.

A detecção de obstruções ou de entupimentos em artérias cardíacas pode ser feita por meio de exames não invasivos, como teste ergométrico, cintilografia do miocárdio, ecocardiografia de estresse ou mesmo ressonância cardíaca.

Elas se localizam superficialmente, com a basílica cursando através do lado ulnar e a cefálica através do lado radial do antebraço. Além destas duas, a veia mediana do antebraço ajuda na drenagem do antebraço. Ela cursa através do meio do antebraço.

Essas duas veias drenam as estruturas superficiais do antebraço, enquanto as estruturas profundas são drenadas pelas veias radial e ulnar. Essas duas últimas veias então se juntam para formar a veia braquial. Mais acima no braço, as veias basílica e braquial se unem na veia axilar, na qual a veia cefálica também drena.

A veia braquial comum (VBC) é formada a partir da união de duas outras veias (veia braquial lateral e veia braquial medial). Origina-se no braço e constitui uma importante via de circulação colateral do membro superior, unindo o braço à axila8-13.

As mais importantes, sim, foram "batizadas": jugular (pescoço), safena magna, femoral (ambas nos membros inferiores), ilíaca, esplênica, porta (no abdome), cavas (do abdome, cabeça, pescoço e membros inferiores e superiores para o coração) e mesentérica (intestino).

A veia cardíaca magna se origina no ápice do coração, e viaja ao longo do sulco interventricular, e em seguida do sulco atrioventricular. Ela recebe sangue da veia marginal esquerda e de outras tributárias que drenam ambos os ventrículos e o átrio esquerdo, e se esvazia na origem do seio coronário.

Cada pessoa possui duas artérias carótidas, sendo que elas se originam especificamente no tórax (arco aórtico) e passam pela região do pescoço, uma do lado esquerdo e uma do lado direito, até alcançar o crânio.

4. Trombose venosa profunda. A cirurgia de veias safenas, como toda a cirurgia, gera risco de trombose venosa, que é proporcional à quantidade de fatores de risco inerentes ao paciente.

A veia safena magna e a veia safena parva, a primeira é essa que descrevi agora mesmo, que tem seu trajeto pela parte de dentro da perna e da coxa, e a safena parva fica na parte de trás da panturrilha.

Veia jugular

Veia jugular – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Caso sinta incômodos como dor, vermelhidão, coceira, inchaço ou cansaço, procure um médico vascular para avaliar o seu caso!

As artérias carótidas são os principais vasos sanguíneos que levam sangue para o cérebro. São duas e ficam na parte lateral do pescoço. Quando são obstruídas por placas de gordura, podem causar um derrame.

A veia femoral é um grande vaso localizado profundamente na coxa. Ela às vezes é chamada de veia femoral superficial, para distingui-la da veia femoral profunda. Entretanto, como a veia femoral está localizada profundamente na coxa, esse termo pode ser enganoso, não sendo utilizado na terminologia anatômica oficial.