Qual a vantagem do capim braquiária?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Além de oferecer forragem aos rebanhos, os capins do gênero Brachiaria também contribuem para a estruturação do solo e, em consórcio com culturas agrícolas como milho e café, proporcionam mais sanidade ao solo e ganhos de produtividade das culturas.

Os teores de proteína bruta (PB) foram determinados conforme AOAC (1990). Os dados foram analisados no programa R Studio e avaliados pelo teste de Tukey a 5%. No outono e primavera os tratamentos PN e PAM apresentaram os maiores teores de PB, com valores médios de 8,58 e 9,31%; 5,33 e 6,32% respectivamente (P<0,05).

Principais características do capim brachiara e panicum
Os capins brachiara e panicum podem ser usados em regiões tropicais, porém as brachiaras precisam de menos água para sua adaptação e são indicadas para solos menos férteis. Já o capim panicum precisa de um solo com média a alta fertilidade.

A Brachiaria decumbens apresenta hábito de crescimento prostrado, com altura média de 50 cm a 100 cm.

Brachiaria decumbens

“Para área de morro, a Brachiaria decumbens é a melhor das braquiárias, muito boa.

Além de oferecer forragem aos rebanhos, os capins do gênero Brachiaria também contribuem para a estruturação do solo e, em consórcio com culturas agrícolas como milho e café, proporcionam mais sanidade ao solo e ganhos de produtividade das culturas.

As braquiárias têm uma substância chamada ácido oxálico, que se combina com o cálcio da dieta e o cavalo não consegue assimilar mais o cálcio, aí ele passa a ter um problema, que é a vulgarmente conhecida cara inchada nos animais adultos.

Exige solos bem drenados, de média a alta fertilidade onde produz de 8 a 20 toneledas de matéria seca por hectare, por ano.

Entre as principais cultivares de capim-elefante, a BRS Capiaçu é também a que apresenta o maior teor de proteína (ver tabela 1).

Os teores médios de energia líquida do capim Brachiaria decumbens não variou dentro das idades de corte estudadas (P>0,05) apresentando valor médio de 1,74 Mcal/kg de MS.

Dentre as forrageiras mais comuns, destaca-se a braquiária decumbens (braquiarinha), mas o andropogon também apresenta boa resistência à seca.

capim-marandu

A mais utilizada é o capim-marandu, também conhecida como braquiarão ou brizantão, mas o capim-piatã, por apresentar um valor nutritivo mais alto e proporcionar maiores ganhos de peso aos novilhos, é a que reúne melhores condições para a fase de acabamento.

Tifton

·Tifton: É um capim recomendado a pastoreio de equinos, muares, ovinos e caprinos. Possui uma taxa de proteína bruta de 33 % com qualidade superior e versátil, além de ser bastante nutritivo.

30 anos

Manejo correto da pastagem pode prolongar vida útil por mais de 30 anos.

Germinação de 7 a 21 dias, dependendo das condições climáticas. Tempo necessário para o uso, de 90 a 120 dias após, a emergência.

decumbens como a mais versátil das três braquiárias estudadas, adaptando-se bem a semeaduras realizadas entre meados de outubro e início de fevereiro.