Qual a vantagem do café descafeinado?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Isso acontece porque o café descafeinado pode conter grandes quantidades de magnésio, de cromo e de outros minerais que auxiliam o organismo a utilizar a insulina. Dessa forma, o pretão é um ótimo aliado para regular os níveis de açúcar no sangue.

Redução dos sintomas de azia e redução do risco de câncer retal. Um efeito colateral comum de beber café é azia, gastrite ou refluxo ácido. Consumir café descafeinado pode ser uma forma de aliviar esse efeito indesejado, pois ele provoca menos refluxo ácido que o café comum (confira aqui estudos a respeito: 27, 28).

O café descafeinado possui as mesmas características do café comum, como o aroma, a textura e o sabor. No entanto, a quantidade de cafeína que ele contém é menor. Para que o produto seja classificado como descafeinado, ele deve ter no mínimo 97% de sua cafeína retirada.

Café arábica: maior qualidade e sabor prolongado
Seus benefícios incluem as ações antioxidantes, preservadas nesse tipo de grão, que previnem o envelhecimento precoce das células e diminuem os riscos do desenvolvimento das células cancerígenas.

Quando se trata dos benefícios, logo vem a pergunta: afinal, café descafeinado tira o sono? E a resposta é não! Uma xícara de café tradicional conta com 70 mg a 140 mg de cafeína, enquanto o descafeinado tem somente 3 mg. Por causa dessa quantidade reduzida, ele acaba não afetando o sono.

Não à toa, o café descafeinado costuma ser a melhor opção para quem sofre com ansiedade e insônia, por exemplo.

O café descafeinado também eleva a pressão e a MSA entre os que não estão acostumados com a bebida”, ressalta Corti. Portanto, concluem os pesquisadores, não é a cafeína do café a única culpada por provocar hipertensão entre os consumidores da bebida.

Diante do exposto, é possível concluir que o café, quando consumido moderadamente e na quantidade correta, não faz mal ao coração, podendo ser consumido por pessoas que apresentam problemas cardiovasculares.

Como no método da água suíça, é o gás carbônico que se liga às moléculas de cafeína, retirando-as dos grão não torrados. O gás é então retirado e a pressão é reduzida, deixando a cafeína em uma câmara separada. É um método engenhoso, mas pode custar muito caro.

A descafeinação pode acontecer de quatro maneiras diferentes: por meio de água, acetato de etila, dióxido de carbono supercrítico e líquido ou cloreto de metileno. Contamos mais sobre cada uma delas em nosso artigo sobre descafeinação. Depois de todo esse processo, chegamos no café sem cafeína, ou melhor, descafeinado.

As reações no estômago podem ser inúmeras, o que explica muito a relação de café e gastrite. Desse modo, para evitar o surgimento e a gravidade dessa doença, a recomendação é selecionar os cafés de torra média e os grãos 100% arábica, que contêm menor quantidade de cafeína.

Ele possui aroma, textura e sabor igual ao café comum. Portanto, o que muda é apenas a quantidade de cafeína contida em cada tipo da bebida.

Café coado
Esta versão da bebida possui baixíssima caloria, quando não adicionado de açúcar e é a melhor opção quando se trata de aproveitar com moderação os benefícios da cafeína.

Para o café da manhã, boas opções são o mamão, o abacate, a banana, as frutas vermelhas, a maçã e a pera, que fornecem bastante energia e nutrientes importantes. E a melhor forma de consumir é in natura, com bagaço e casca, se puder.

A maneira mais saudável de tomar seu café é quente e preto. Uma xícara praticamente não tem calorias ou carboidratos, não tem gordura e é pobre em sódio. O café preto também possui micronutrientes, incluindo potássio, magnésio e niacina.

Considerando os dados desta revisão de literatura, a cafeína parece atuar de diferentes formas na enxaqueca. Houve resultados positivos na diminuição das dores de cabeça com o Page 11 consumo de café e uma provável melhora dos sintomas da cefaleia com o uso do ácido clorogênico e do café verde descafeinado.