Qual a vantagem de tomar o Ciclo 21?

Perguntado por: nvasconcelos4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Ciclo 21 é indicado na prevenção da gravidez e para o controle de irregularidades menstruais. Embora os contraceptivos orais (anticoncepcionais) sejam altamente eficazes, há casos de gravidez em mulheres que os utilizam.

Após 7 dias de uso correto, a mulher já pode ter relações sem preservativos sem haver risco de engravidar.

Depois da ingestão dos 21 comprimidos, fazer uma pausa de 7 dias, sendo que a menstruação deve ocorrer dentro de 3 dias após a ingestão do último comprimido.

10. Existe algum horário ideal para tomar o anticoncepcional? "Existe, à noite. É a melhor hora para tomar, é mais difícil de esquecer e, quando absorver aquele conteúdo hormonal pelo estômago, a mulher estará dormindo e, portanto, terá menos chances de efeito colateral."

Conversamos com Eliano Pellini, ginecologista e consultor do Tarja Rosa, que explicou que a pausa do anticoncepcional – entre uma cartela e outra – não aumenta os riscos de gravidez pois a ação do medicamento não para neste período. É claro que isso é válido para quando a pílula é tomada da forma correta.

Enxaqueca, náuseas e dores abdominais estão entre esses sintomas.

Portanto, a pessoa pode engravidar mesmo tomando corretamente a pílula. A prevenção da gravidez precisa de pelo menos 21 dias de remédio para funcionar. Por isso, em situações como essa, é aconselhado aliar a camisinha durante a cartela.

Como começar a tomar Ciclo 21 Sem uso anterior de contraceptivo hormonal (no mês anterior): o primeiro comprimido deve ser tomado no 1º dia do ciclo natural (ou seja, o primeiro dia de sangramento menstrual).

O risco de falha do ciclo 21 é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,3%) desde que você esteja usando corretamente, todos os dias, sempre no mesmo horário e sem esquecimentos.

O método contraceptivo mais utilizado pelas brasileiras é a pílula anticoncepcional, segundo levantamento feito pelo Instituto Ipsos com a farmacêutica Organon. Para 58% das mulheres, essa é a primeira opção, seguida do preservativo ou a camisinha, adotada por 43%.

Esquecer de tomar o anticoncepcional pode causar uma lacuna hormonal no seu ciclo. Isso abre chances para uma ovulação que resulta em gravidez.

Os anticoncepcionais que têm apenas estrogênio, ou então à base de hormônios naturais, parecem ter menos impactos sobre a libido feminina.

Mulheres jovens, principalmente as usuárias de pílula anticoncepcional, apresentam, em seu colo uterino, uma área visível, de coloração mais avermelhada, chamada zona de transformação. Isso não é um machucado!

Anticoncepcional com menos risco de trombose: minipílula
Também chamadas de minipílulas, elas contém apenas o hormônio progesterona, que costuma surgir na forma de desogestrel, linestrenol ou noretisterona.

Que idade começar a tomar? Não há idade certa para começar a tomar a pílula, mas a mulher precisa já ter iniciado seu período fértil, ou seja, já ter tido a primeira menstruação. A escolha do anticoncepcional adequado deve sempre ser feita junto com um médico.

A minipílula exerce seu efeito contraceptivo de várias formas. Assim como na pílula de estrogênio e progesterona, a minipílula também age impedindo a ovulação. Porém, esse efeito supressor da ovulação da pílula só de progestina é bem mais fraco que os dos anticoncepcionais tradicionais.

E depois de quanto tempo estou oficialmente protegida? Isso depende da data de início do uso da pílula! Em geral, quando começa no primeiro dia da menstruação, a maioria dos contraceptivos têm em bula que o efeito é imediato.

A menstruação não veio na pausa
Se a menstruação não descer no intervalo do anticoncepcional, isso não é motivo para se preocupar. Aliás, muitas mulheres nem fazem a pausa, emendam uma cartela na outra (depois de conversar com o médico sobre isso, claro).

Para ter a maior certeza possível de que não haverá risco de gravidez, o ideal é que a primeira pílula seja ingerida no primeiro dia de menstruação. Isso porque é nesse dia que começa um novo ciclo de ovulação.

Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

O Que Corta o Efeito do Anticoncepcional. No caso da pílula, quando se esquece de tomar uma dose por mais de 12 horas depois do horário habitual é possível que o efeito seja cortado. Além disso, quando há diarreia ou vômitos até 3 horas depois de tomar o comprimido também é possível que sua eficácia seja comprometida.