Qual a vantagem de ter um celular 5G?

Perguntado por: tevangelista3 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Para Mendes, a principal vantagem do celular 5G é a velocidade de download. Ele explica que isso é importante para quem se desloca em transportes públicos ouvindo música ou assistindo a conteúdos em vídeo. Assim, a nova conexão evitaria engasgos e lentidão.

De acordo com o professor, a quinta geração das redes móveis poderá ter downloads de até 20 Gb/s (gigabits por segundo). “A velocidade vai ser tão impressionante ao ponto de você baixar um filme da Netflix em dois ou três segundos”. A rede 5G também possibilitará comunicações sem atraso.

Quanto ao 5G, sua principal desvantagem é que a infraestrutura necessária para sua implementação é mais complexa e requer um investimento considerável. Além disso, as redes 5G têm menor alcance do que as redes 4G, o que pode limitar sua disponibilidade em áreas rurais.

Por tanto, se seu aparelho não tem conexão 5G não há nada que possa ser feito para que ele se torne apto a receber a tecnologia e, neste caso, caso queira utilizar o novo modelo de conexão móvel vai ser preciso trocar seu aparelho.

O 5G vai permitir a conexão de praticamente tudo, ao mesmo tempo. Celulares, máquinas, objetos e aparelhos eletrônicos estarão interligados com aplicações praticamente ilimitadas na indústria, saúde, educação, mobilidade, entretenimento, etc.

A tecnologia 4G vai acabar? Não. Para que a rede 4G fosse desligada, seria necessário que todos os brasileiros passassem a utilizar apenas o 5G, algo que não deve ocorrer antes de 2029, segundo especialistas.

A Anatel, por exemplo, diz que os telefones celulares com tecnologia 4G, 3G e 2G continuarão a funcionar, como sempre foi o caso em todas as evoluções tecnológicas das redes celulares. “No início da implantação do sistema 5G, não há expectativa de descontinuidade das tecnologias anteriores em curto prazo.

Não é possível transformar um smartphone 4G em um aparelho 5G. Celulares comercializados sem indicação de compatibilidade com a nova internet permanecerão assim.

O 5G oferece um serviço potente, ágil e mais confiável do que o 4G, devido ao melhor uso da largura de banda e mais pontos de conexão. Com menos estresse na rede, os custos dos dados ficar abaixo dos valores para as redes 4G. O 5G pode suportar mais dispositivos que o 4G, pois expande as ondas de rádio disponíveis.

Ter um aparelho com 5G possibilitará um melhor tempo de processamento de downloads e uploads, uma maior velocidade na transferência de dados por segundo e uma economia de até 90% no consumo de energia dos aparelhos. Tudo isso pela rapidez e eficiência da tecnologia que processa as informações de forma muito mais ágil.

A rede móvel de quinta geração (5G) já chegou a Portugal. No início da pandemia de covid-19, a tecnologia 5G foi associada à propagação do coronavírus. Tem sido também associada ao aumento dos riscos das radiações eletromagnéticas: cancro do cérebro, leucemia, dores de cabeça, depressão e pensamentos suicidas.

numerosas publicações científicas tem demonstrado que os Campos Eletromagnéticos – CEM afetam os organismos vivos (não somente aos humanos) em níveis muito abaixo da maioria das diretrizes internacionais e nacionais, cujos efeitos incluem maior risco de câncer, estresse celular, aumento de radicais livres danosos, ...

O 5G standalone, que é o 5G em sua maior potencialidade, completa um ano de sua ativação nesse dia 6 de julho de 2023 e já é uma realidade na vida de grande parte dos brasileiros. A quinta geração do serviço móvel já está em operação em 184 municípios, que incluem todas as capitais.

Já para ativar o 5G puro, aí sim é preciso solicitar um novo SIMcard para a operadora. A grande diferença da Vivo em relação às demais operadoras é que, independente se você quiser navegar no 5G puro ou no 5G DSS, não é necessária uma mudança de plano e nem haverá um custo adicional na mensalidade.

Para os lotes nacionais, as empresas deverão instalar antenas 5G em cidades com 30 mil habitantes ou mais até o julho de 2029. Para lotes regionais será obrigatório a instalação de antenas 5G nos municípios com menos de 30 mil habitantes até o final de 2029.

Isso porque vai diminuir em cerca de 100 vezes o tempo de resposta nas transmissões via internet. Mas para ter os benefícios da internet 5G será preciso trocar o aparelho celular. Isso porque a maior parte dos modelos atuais ainda não está adaptado para receber o sinal das frequências do 5G.

Qual a diferença entre 4G e o 5G? Enquanto o 4G oferece velocidades médias de 100 Mbps (megabytes por segundo), o 5G promete alcançar até 10 Gbps (Gigabytes por segundo), proporcionando uma experiência ainda mais rápida e fluída.