Qual a vantagem de ter um capital social alto?

Perguntado por: lnascimento2 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

O aumento de capital social é uma operação do mercado financeiro que consiste em adquirir uma fonte de financiamento. O objetivo é viabilizar a realização de novos projetos, ao mesmo tempo em que os antigos acionistas são mantidos e os novos podem ingressar na empreitada.

cem salários mínimos

O Capital Social deve ser equivalente a cem salários mínimos vigentes. De acordo com o PL 5289/20, é permitida a criação de EIRELI sem que o valor mínimo seja comprovado no momento da abertura da empresa.

Quando a empresa tem mais de um dono, o valor do capital social e sua distribuição também são uma forma de calcular a participação de cada sócio no negócio. O montante definido para investimentos e funcionamento inicial será dividido pelos sócios, e isso definirá a fatia que cada um tem do negócio.

A importância do capital social é que esse montante ajuda nos primeiros passos do negócio, protegendo sua operação em um período normalmente turbulento e no qual a maioria das empresas ainda não consegue gerar lucros. É como o motor financeiro do seu negócio, responsável por dar a partida na empresa.

O processo de aumento de capital serve para empresas captarem investimentos para novos projetos. Em geral, envolve a emissão de novas ações e a venda para os investidores com o objetivo de aumentar o capital próprio.

Pode ser feito a qualquer momento da sua associação, seja por se identificar com o negócio ou visar receber mais rendimentos.

Já o aumento de capital por incorporação de reservas é realizado quando as empresas tem como objetivo fortalecer a situação patrimonial ou financeira, capitalizando parte dos lucros gerados ou de reservas oriundas de resultados positivos.

A função do Capital Social é garantir o funcionamento de uma empresa durante o período em que ela ainda não dá retorno financeiro.

O capital social deverá sempre constar do contrato social e só poderá ser alterado quando da alteração de referido instrumento. Diferente é o patrimônio da sociedade – que leva em conta valores ativos (dinheiro, crédito, imóveis, móveis etc) e valores passivos (dívidas, compromissos, impostos, folha de pagamento etc.)

É possível sim, lembrando que deve constar uma cláusula no contrato social que mencione tais aumentos.

Nesse tipo de empresa, o empreendedor deve ser o dono de 100% do valor do capital social e esse valor deve ser equivalente a, no mínimo, 100 salários mínimos vigentes. Ou seja, um empreendedor que deseja abrir uma empresa na modalidade Eireli deve ter, no ano de 2022, um capital social de 100 vezes o valor de R$ 1.212.

Capital social para EIRELI
Se você deseja abrir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) vai precisar de um capital social equivalente a pelo menos 100 salários mínimos. Também é obrigatório que o empreendedor possua 100% desse valor e possa comprová-lo de alguma forma.

Existe capital social mínimo para abrir uma Sociedade Limitada? Não. Não existe um valor mínimo de capital previsto em lei para abrir uma Sociedade Limitada, seja uma Sociedade Empresária Limitada ou SLU. Sendo assim, o capital social necessário vai depender do modelo de negócio.

Enquanto o sócio-capitalista aceita viver dividindo os lucros da empresa com os outros sócios ao longo do tempo - enquanto paga seu investimento e aguarda retornos maiores - o investidor tenta garantir que o empreendedor valorize muito a empresa (seja com lucros muito altos ou ganhando mercado muito rapidamente) para ...

Em geral, o padrão de mercado é 20%. Se você tem empresa muito “quente”, que está gerando bastante interesse de vários fundos de investimento, pode chegar aos 15%, ou em casos raros, em 10%.

Na maioria das modalidades de sociedade, todas as partes envolvidas no empreendimento contribuem com dinheiro e, posteriormente, compartilham os lucros. Entretanto, o sócio de serviço é aquele que cumpre sua parte na parceria com trabalho.