Qual a vantagem de ter dois registros na carteira?

Perguntado por: itaveira4 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Certamente, a principal vantagem de ter dois registros na carteira é ter duas fontes distintas de renda. Além de aumentar o faturamento mensal, caso o trabalhador seja demitido de uma empresa, não ficará totalmente sem salário, pois continuará empregado na outra e recebendo por seus serviços.

O PIS sera um só pois vc tera apenas 1 registro no PIS.

A boa notícia é que o benefício para a aposentadoria de quem trabalhou em dois empregos pode ser bem interessante. Basicamente, o que acontece é que o valor da aposentadoria é calculado com base na média dos salários de cada emprego. Então, quanto maior a média salarial, maior será o benefício.

16 horas

É comum que a maioria das empresas formalize a jornada de trabalho dos seus funcionários em oito horas diárias, totalizando 44 horas semanais. Porém, caso o trabalhador possua dois empregos, é necessário se dedicar ao dobro do tempo, totalizando 16 horas de trabalho por dia.

1ª solicitação: no mínimo 12 meses nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de dispensa; 2ª solicitação: no mínimo 9 meses nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data de dispensa; 3ª solicitação: cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de dispensa.

pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação. pelo menos 9 (nove) meses nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação.

Para a primeira solicitação do seguro-desemprego, o trabalhador precisa ter trabalhado em regime CLT no mínimo de 12 meses (não precisa ser do último emprego, é a soma do tempo trabalhado). Para a segunda solicitação é preciso que o último emprego em regime CLT tenha tido tempo mínimo de 9 meses.

A Lei 13.846/2019, editada em 18/06/2019, alterou a forma de cálculo dos benefícios de quem desempenha atividades concomitantes (mais de uma atividade remunerada). Dessa forma, passou a prever que as contribuições devem ser integralmente somadas.

Essa é uma dúvida muito frequente nos dias de hoje. A resposta é Sim! O trabalhador pode ter mais de um emprego de carteira assinada, contribuindo pelo inss em ambos, isso se chama atividades concomitantes.

Sim. Como o beneficio do salário-família é um beneficio concedido ao segurado empregado e ao segurado trabalhador avulso, tanto o marido quanto a mulher tem direito de receber o benefício.

Você deve tomar como base um Plano Normal de contribuição para o INSS. Ou seja, de 20% entre o salário mínimo e o teto (7 salários mínimos). Assim sendo, para receber dois salários mínimos de aposentadoria, você deve pagar 20% de contribuição sobre esse valor.

Você sabia que existem algumas profissões que aposentam mais cedo? Enfermeiros, eletricistas e operadores de raio-X, por exemplo, entram na categoria de aposentadoria especial, permitindo que o profissional pare de trabalhar após 15, 20 ou 25 anos de contribuição.

Assim, médicos, profissionais de segurança, aeroviário, entre outros, têm o direito de dar entrada na previdência com um menor tempo de atuação no mercado. Contudo, é preciso ficar atento pois, dentro do modelo da aposentadoria especial há ainda subgrupos divididos.

Indo direto ao ponto, sim! Você pode ter dois empregos de carteira assinada. Na legislação trabalhista não há nenhum empecilho, quanto a ter duas atividades devidamente registradas.

O duplo vínculo acontece quando um sócio possui vínculos com outras empresas, seja como empregado CLT, sócio, cooperado ou autônomo e recebe salário em que é feito o recolhimento de INSS. Cadastrar o duplo vínculo é necessário para que na soma de todos os salários não aconteça recolhimento acima do teto do INSS.

Não há nada na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que proíba o trabalho em dois empregos de carteira assinada, ao mesmo tempo. Portanto, como a legislação não específica algo que impeça a prática, é sim possível trabalhar em simultâneo em mais e um vínculo empregatício.

Como funciona. O trabalhador recebe entre 3 a 5 parcelas, dependendo do tempo trabalhado. O trabalhador recebe 3 parcelas do seguro-desemprego se comprovar no mínimo 6 meses trabalhado; 4 parcelas se comprovar no mínimo 12 meses; e 5 parcelas a partir de 24 meses trabalhado.

É possível trabalhar com carteira assinada e continuar recebendo o Auxílio Brasil. Isso acontece por causa da Regra de Emancipação, que permite que as famílias continuem recebendo o auxílio por até 24 meses, mesmo que tenham sido contratados e a renda familiar tenha aumentado.

Nova regra de proteção do Bolsa Família assegura benefício
A partir de 2023, mesmo que a família tenha um membro com a carteira de trabalho assinada e passe a receber um valor mensal superior ao definido na lei do Bolsa Família, existe uma nova regra que assegura a continuidade no programa.

Qual valor da parcela do seguro-desemprego para quem ganha 1800? Para o trabalhador resgatado – O valor da parcela do seguro-desemprego para o trabalhador resgatado vai ser sempre um salário-mínimo (R$ 1.320,00 em 2023).