Qual a vantagem de ser tímido?

Perguntado por: nmeireles . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

Pessoas tímidas costumam ter um efeito calmante nos outros por falarem suavemente e terem uma postura tranquila. Mesmo que não se comuniquem muito, outras pessoas sentem vontade de ficar perto delas por conta disso. Essa é uma característica que muitas vezes não é valorizada, mas é benéfica para o convívio social.

A timidez tem tratamento, apesar de não ser exatamente uma "doença". A terapia pode ajudar na conscientização da sua questão e ao longo do tempo entender a importância da socialização. Fazer atividades em grupo e trabalhos de oratória pode ajudar com o auxílio da terapia.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

O medo de não ser aceito
Esse é um dos grandes desencadeadores para alguém tímido. O indivíduo se sente com medo de não ser aceito pelas outras pessoas. Tem receio de dizer algo que será extremamente julgado e rejeitado. Ou, ainda, de ter algum tipo de comportamento considerado inadequado.

É possível fazer Direito mesmo sendo tímido e não tendo dom para argumentar ? Sim! Tudo é um processo, você não precisa começar o curso sabendo de tudo, você precisa começar o curso, e entender que durante os períodos você vai estar mais confiante, o importante é começar!

Por isso, Matheus, a timidez, se bem administrada, não irá te atrapalhar a estudar Psicologia. O psicólogo Guilherme Raggi, formado pela Universidade de São Paulo (USP), explica para a gente que o curso tem atividades como trabalhos em grupo e atendimentos clínicos que podem te deixar desconfortável à primeira vista.

A timidez é tão forte que as impede de interagir, participar em situações sociais e interagir com os outros. Em vez de irem ficando mais à vontade progressivamente, vão ficando cada vez com mais medo, impedindo-as de fazer novos amigos ou experimentar coisas novas.

Medo de não ser aceito
Esse é um dos principais pontos que podem desencadear em um comportamento tímido. A pessoa tem medo de não ser aceita pelo grupo, de falar alguma bobagem ou ter algum comportamento fora do padrão e, para não ser excluída, se retrai.

Mas aqui está a boa notícia: a timidez pode ser superada. Com tempo e esforço e um desejo de mudar, é possível dar um chega pra lá no medo. Se sua timidez é grave, você pode precisar de ajuda de um psicólogo, mas a maioria das pessoas pode superá-la sozinha.

Olá, a timidez é uma característica de personalidade e é normal sim. Mas se você sente que prejudica a sua vida e atividades do dia a dia, sugiro que busque ajuda de um psicólogo.

Preocupação intensa dias, semanas até meses antes de qualquer situação social; Medo extremo de ser julgado e criticado por outras pessoas, principalmente desconhecidas; Medo de que você vai fazer alguma coisa errada em público, causando humilhação; Receio de que as pessoas irão perceber que você está nervoso.

Os psicólogos dividem a timidez em dois tipos: a situacional e a crônica.

A timidez é definida por alguns manuais de psiquiatria como uma condição complexa, que abrange desde a sensação de desconforto até algum tipo de medo irracional quando nos vemos diante de certa situação de socialização. Alguns autores defendem que a timidez esteja inclusive ligada à origem de alguns ataques de pânico.

Como diferenciar timidez e autismo? Uma criança tímida costuma evitar o contato visual, se esconder atrás dos pais e não participar de brincadeiras com outras crianças. Da mesma forma, uma criança com autismo pode não falar, olhar para outras pessoas ou brincar com seus colegas.

É muito importante trabalhar a auto estima para vencer a timidez. Tenha em mente que cada pessoa é única e que alguém não é melhor simplesmente por ser popular ou conversar com facilidade. Acredite nas suas habilidades e valorize suas qualidades. Pense nas coisas que você faz muito bem e orgulhe-se disso!

A resposta é Não e não. Considerando que ensinar é muito mais do que apresentar conhecimentos diante de um público (no caso, alunos) outras qualidades associadas à timidez podem (e devem) ser utilizadas a favor da docência. Pessoas tímidas são reconhecidamente observadoras, cautelosas e geralmente, boas ouvintes.

Elas, com certeza ajudarão você a superar esse obstáculo e ter sucesso em sua oratória:

  • Procure ajuda de um psicólogo;
  • Treine a oratória por meio de um curso;
  • Treine sua voz. ...
  • Treine sua postura e aparência. ...
  • Filme-se. ...
  • Peça ajuda a uma pessoa de confiança. ...
  • Aumente seu público.

Conheça 5 técnicas para vencer a timidez e o medo de falar em público

  1. Prepare um roteiro previamente. A produção de um roteiro é sempre uma importante aliado para amenizar o medo de falar em público. ...
  2. Faça treinos de articulação. ...
  3. Treine: escute a sua voz. ...
  4. Observe sua postura. ...
  5. Relaxe e respire!

O introvertido
Segundo a especialista, uma pessoa introvertida é alguém que tem uma preferência por ficar sozinha.