Qual a vantagem de ser frio e calculista?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Conseguir agir de forma racional, mesmo quando todos ao seu redor demonstram ter perdido a calma. Como pensam antes de falar e agir, estão menos propensos a sofrerem por algum arrependimento. Conseguem controlar os seus sentimentos e agir com inteligência.

Olhar para algumas situações com frieza é importante para ajudar o indivíduo a tomar decisões de maneira mais racional, sem ser levado pelas emoções. Por outro lado, usar a intuição e seguir o coração também são atitudes fundamentais para uma vida mais equilibrada, feliz e sem arrependimentos.

Há algo a ser dito sobre pessoas que são seguras em quem elas são. Introvertidos sabem o que eles gostam e não gostam. Eles estão profundamente conectados com seus valores e sabem o que eles querem da vida. Essa auto-confiança forte os torna mais atraentes, sofisticados, e desejáveis.

Uma pessoa calculista é aquela que procura calcular e planejar minimamente as suas ações, a fim de se certificar de que terá o resultado que deseja. Geralmente, costumam definir os calculistas como frios, seres que não têm sentimentos e agem sempre em benefício próprio.

Olha, normal não é. Essa condição de vazio de sentimentos se chama "atimia" que consiste na ausência de sentimentos e de manifestações afetivas.

Características de pessoas frias no relacionamento
Falta de empatia e compaixão: isso ocorre em praticamente todos os casos onde há pessoas frias no relacionamento. O(a) parceiro(a) perde a empatia que tem em relação ao outro, passa a não se importar, não tem mais compaixão.

7 Atitudes Poderosas Para Lidar Com Pessoas Frias

  1. 1 – Proteger-se. Antes de qualquer coisa, é preciso que você se proteja, para evitar que acabe se magoando pela falta de sentimentos da outra parte. ...
  2. 3 – Ser Empático. ...
  3. 4 – Conversar. ...
  4. 5 – Ser Exemplo. ...
  5. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  6. 7 – Tenha Paciência.

A alexitimia pode ser descrita como uma condição relacionado à dificuldade de experimentar, identificar e expressar emoções. O que torna difícil reconhecer quando você está sentindo algo, e ainda mais difícil atribuir um nome a ela.

Sempre pense antes de agir.
As pessoas quietas costumam ser menos impulsivas, ponderando todas as decisões antes de agir. Elas seguem com força deliberada, sem nunca entrar de cabeça nas situações antes de ponderar bastante. Isso o ajudará a tomar decisões melhores, principalmente no que diz respeito às discussões.

Seja muito breve nas comunicações. Se não houver outra saída, seja monossilábico. Se a pessoa perguntar se pode ligar, vê-lo, ou qualquer coisa do gênero, simplesmente diga “não”, sem explicações. Outras opções seriam “não quero”, “não posso”, “não vai dar”, “não tenho tempo para isso” etc.

Incapazes de sentir empatia pelos outros, pessoas com essa característica tendem a ser manipuladoras, pouco confiáveis e desprezar os sentimentos e interesses dos demais. Por fim, há o maquiavelismo, que implica em atitudes cínicas e criação de estratégias para beneficiar os próprios interesses.

Diz-se de pessoa que não gosta muito de afeto, não gosta de puxar assunto e sempre que embarca em uma diversidade de assuntos, breca a intimidade.

A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado. Guardar tudo aquilo que sentimos só para nós mesmos pode levar a uma série de distúrbios mentais e de saúde.

Dito isso, a dificuldade de se apaixonar é real não quando praticamos essa emoção de forma diferente do resto do mundo, mas quando simplesmente não conseguimos estabelecer ou entrar em contato com o amor por ninguém. Esse “bloqueio” é um sinal de que algo pode estar errado.

Pessimistas: uma pessoa fria também costuma ser pessimista, pois considera que todo o mundo quer e pode se aproveitar dos outros. Ao invés de ver o lado bom do ser humano, se enfoca no mau e pensa que ele é como um "lobo" social, mais do que uma pessoa com vontade de fazer o bem e de se relacionar de forma positiva.

Quem pode ser calculista
Via de regra qualquer pessoa pode atuar e trabalhar como calculista. Entretanto, há de se observar algumas Varas de Trabalho ou o Foro Trabalhista, haja vista a possibilidade de se haver algum provimento do cargo mediante concurso público ou profissão específica, como um contador, por exemplo.