Qual a vantagem de seguir a Cristo?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Ele explica as Escrituras (1 Coríntios 2:14), nos capacita com dons espirituais (1 Coríntios 12:4-11), nos conforta (João 14:16) e nos guia (João 14:26). Seguir a Cristo significa que aplicamos as verdades que aprendemos com a Sua Palavra e vivemos como se Jesus caminhasse ao nosso lado em pessoa.

Então pela primeira vez, os discípulos de Jesus são chamados de “cristãos”, ou seja, são seguidores de Cristo, levam em si a marca de Cristo Jesus. Ser cristão não é apenas um título; ser cristão é uma realidade, é a missão maior que todos nós recebemos, a qual o batismo nos conferiu!

Como verdadeiros seguidores de Jesus, precisamos também servir os outros. Servir é ajudar os que necessitam de auxílio. O serviço cristão nasce do amor genuíno pelo Salvador e do amor e da preocupação por aqueles que Ele nos dá a oportunidade de ajudar assim como a orientação para fazê-lo.

Que sigamos o Filho de Deus de todas as formas e em todos os caminhos da vida. Façamos Dele nosso padrão e nosso guia. Perguntemo-nos em cada oportunidade: “O que Jesus faria?” e tenhamos mais coragem para agir de acordo com a resposta. Devemos seguir a Cristo, no melhor sentido da palavra.

O evangelho de hoje, de Lucas 9,57-62, fala das condições necessárias para seguir Jesus. Quem escolhe se tornar seguidor de alguém ou mesmo é convidado a fazê-lo precisa cumprir com algumas prerrogativas e ter algumas garantias e seguranças que dizem respeito ao presente e ao futuro.

Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: 'Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Além de salvar-nos de nossos pecados, Jesus Cristo, nosso Salvador, também nos oferece paz e forças nos momentos de provação. Ele dá o exemplo perfeito para nós, e Seus ensinamentos são o alicerce da felicidade nesta vida e da vida eterna no mundo vindouro.

Por exemplo, temos seguidores de Paulo Coelho, de Olavo de Carvalho, de Leandro Carnal, deste pastor, daquela pensadora, etc. Discípulo é diferente: é uma pessoa que luta para compreender as ideias daquel@ a quem segue, mas, muito mais do que isso, procura adquirir seu estilo de vida.

Este evangelho quer dizer que para seguir Jesus é preciso que a pessoa se empenhe o máximo, pois o seguimento de Jesus não admite distrações. Em outras palavras, é algo que precisa do nosso tempo pleno. Jesus é um mestre diferente dos outros.

“Os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo estão dispostos a se destacar, a defender o evangelho e a ser diferentes das pessoas do mundo. Eles são destemidos, devotados e corajosos.” — Russell M. Nelson, “Invocando o Poder de Jesus Cristo em Nossa Vida”, p.

Servir, não tanto como um escravo, que é obrigado a fazer o seu trabalho, mas como uma pessoa livre que oferece generosamente suas habilidades e suas forças, que se doa para fazer algo, não em favor de um grupo, de uma parte, mas de todos aqueles que precisam de sua ajuda, sem exceções e sem preconceitos.

João 12:26 Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará. | Nova Versão Internacional - Português (NVI) | Baixar o Aplicativo da Bíblia agora.

Os propósitos de Deus
Dessa maneira, o encontro com Deus é um caminho para vivenciar o propósito. Podemos nos espelhar, por exemplo, na trajetória de Marcelino Champagnat, padres da Igreja, apóstolos e Maria que pautaram seus propósitos de vida e suas vocações a Deus.