Qual a vantagem de parcelar a fatura?

Perguntado por: ogodinho . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Vantagens. Uma das vantagens ao parcelar a fatura, é que os juros são fixados na hora em que a negociação é feita. Além disso, o valor integral será dividido em parcelas para que, de fato, você consiga realizar o pagamento mês a mês.

Mas afinal: é melhor pagar mínimo do cartão ou parcelar? Como já foi citado, a melhor opção é sempre pagar o valor total da fatura. Por isso, se você não tiver o valor total, uma alternativa pode ser pegar um empréstimo pessoal com taxa de juros baixa. Isso pode te ajudar a não pagar uma diferença expressiva.

O parcelamento do cartão de crédito é uma opção para quem não possui condições de pagar o valor total da fatura. Nesse caso, o valor do limite não é restaurado, já que o valor que o indivíduo deve ainda está em aberto. O cartão de crédito terá o seu limite novamente disponibilizado após o pagamento total da fatura.

E aí bate a dúvida para saber o que é menos pior: pagar o valor mínimo ou parcelar a dívida? Todos concordamos que o melhor é pagar o total da fatura. O rotativo do cartão de crédito, que acontece toda vez que você não paga a fatura, cobra juros de cerca de 350% ao ano, segundo o Banco Central.

O parcelamento da fatura também compromete o seu limite do cartão e ele só voltará ao normal quando a dívida for totalmente quitada. Ou seja, funciona como uma compra parcelada. Além disso, todo parcelamento de fatura possui juros que podem chegar até 10% ao mês.

Com o parcelamento da fatura do cartão de crédito, posso continuar usando? Sim, nesse caso, o cartão de crédito ainda pode ser usado normalmente pelo indivíduo. Contudo, o valor de seu limite ficará restrito a uma determinada quantia até que as parcelas restantes sejam totalmente pagas.

Sim. Você pode parcelar quantas faturas forem necessárias, desde que faça o pagamento do valor mínimo da fatura, que é de 15% do total dela.

Na antecipação de faturas, a pessoa titular faz um pagamento antes da fatura do próximo mês fechar. Desse modo, o valor pago antecipado fica como um crédito, para abatimento na próxima fatura, como ocorre no estorno de cartão de crédito.

De forma geral, pagar o valor total da fatura atrasada provavelmente será melhor do que realizar o pagamento mínimo, já que isso não fará com que você recorra ao crédito rotativo e se comprometa em pagar novas parcelas da fatura nos próximos meses.

Ligue para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), e siga as instruções para falar com um atendente. Se possível vá à sua agência bancária, facilitando a comunicação do problema. É hora de negociar.

Ao parcelar sua fatura, você divide o saldo em parcelas fixas, acrescido de juros e IOF e ganha um pouco mais de tempo para se reorganizar. O seu cartão ainda fica disponível normalmente, conforme limite disponível.

Sim, vale, mas com muito cuidado e planejamento. O parcelamento é uma opção muito melhor do que o crédito rotativo, pois limita o tamanho do problema. Ele ficará controlado a uma quantidade de parcelas pré-determinada, com um valor específico, ou seja, é uma situação com data para acabar e sem aumentar com o tempo.

Nos próximos meses, quem está acostumado a utilizar o cartão de crédito para realizar aquisições pode ter algumas surpresas: compras parceladas podem sofrer a incidência de juros remuneratórios. Até então, a cobrança de juros geralmente ocorria em caso de não pagamento do valor total da fatura.

O contrato feito para a geração do cartão determina que o cancelamento só possa ser feito após 90 dias de atraso do débito.

Quantas vezes posso pagar o mínimo do cartão de crédito? Com as novas regras do Banco Central, não é mais possível ficar pagando apenas o mínimo do cartão de crédito por meses seguidos. Em 2017, entrou em vigor a resolução que determina que "o saldo devedor da fatura de cartão de crédito (...)