Qual a vantagem de molas ensacadas?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Devido à sua maciez, os colchões de molas ensacadas podem fornecer benefícios individualmente e ajudar a alinhar a coluna vertebral. O modelo se adapta melhor aos contornos do corpo, arranjou corretamente quadris e ombros, evitou dores e problemas nas costas.

O sistema de molas ensacadas oferece suporte e resistência para pessoas de biótipos diferentes porque a pressão sofrida por uma mola não irá interferir nas demais, ou seja, se uma pessoa se mexer de um lado da cama, o sono da outra pessoa não será atrapalhado porque ela não sentirá.

As molas ensacadas são molas individuais, sem nenhuma interligação entre elas. Isso faz com que o colchão se ajuste às curvas do seu corpo, e são as mais indicadas para casais, pois o movimento de um não irá interferir no lado do outro! As molas ensacadas também são indicadas para quem tem problemas de coluna.

- O colchão de espuma é mais firme que o de mola, que é considerado mais confortável, ao responder melhor aos movimentos e às pressões que o corpo faz durante a noite. - Pessoas com problemas de postura ou dores nas costas vão ter mais benefícios com o modelo de espuma, pois ele permite maior sustentação à coluna.

4 a 5 anos

Assim como todos os produtos, colchão também tem sua vida útil. Os de espuma possuem durabilidade estimada de 2 a 4 anos; já os colchões de molas, de 4 a 5 anos. Esse tempo será de acordo com as características do colchão, além do cuidado que você teve ao longo dos anos.

O colchão de molas tende a ser mais macio e a "abraçar" o corpo que deita sobre ele. Por esse aspecto, ele é mais indicado para pessoas que dormem de lado, já que o ombro e o quadril fazem mais pressão sobre o colchão e o ideal é que ele afunde nessas áreas para poder manter a coluna reta.

Para quem já tem problemas na coluna, a recomendação é o colchão ortopédico. É feito de uma caixa de madeira oca e uma quantidade menor de espuma, explica Rocha. O ortopedista destaca, porém, que é mais difícil se adaptar a esse modelo. “Muita gente tenta e não consegue, porque é realmente muito mais duro”, comenta.

Embora seja mais “duro”, o colchão ortopédico é considerado uma boa opção de colchão, uma vez que ele é composto por uma tábua de madeira entre duas espumas, mantendo a coluna bem alinhada. O conforto, entretanto, que ele promove é menor que modelos mais moles.

Os colchões de molas ensacadas também são chamados de colchões de mola pocket. Neste tipo de colchão, as molas são ensacadas e costuradas uma a uma individualmente, o que gera conforto e estabilidade para o indivíduo. Isto porque, se uma pessoa mexer de um lado da cama a outra dificilmente sentirá o balanço.

Provavelmente a pergunta “posso virar o colchão de mola ensacada?” vai surgir na tua mente, porque ouve-se muito por aí que estes colchões não podem ser virados. Mas os da Colmol podem, independentemente da sua composição. Ótimo, não é? Não só aconselhamos a rodar, mas também a virar todos os nossos colchões.

O colchão deve ser confortável, não pode ser nem mole nem duro demais, deixar a coluna alinhada e os músculos relaxados. Quando o colchão é muito mole, pode entortar a coluna e causar dores nas costas. Já o colchão duro demais pode cansar a musculatura, provocando dores nos ombros, quadris e juntas.

O colchão de molas é uma opção mais viável do que os colchões de espuma D33. Isso porque os colchões de molas são desenvolvidos para proporcionar mais conforto, maior durabilidade e são mais acolhedores que os colchões de espuma de densidade. Por exemplo, os colchões de molas podem durar de cinco a dez anos.

Um D33 suporta pessoas de até 100 kg, enquanto um D45, pessoas de até 150 kg. Quanto maior a densidade, mais firme é a estrutura desse colchão. Uma pessoa mais leve do que o limite indicado pode optar por um de densidade maior (como o D45), mas uma que esteja superior ao limite não deve usar um de menor densidade.

O que são as molas individualmente ensacadas? São um saco de molas, na maioria das vezes envolto em TNT pesado para ter personalidade única, atendendo as diversas cargas de peso impressas na parte de cima do colchão.

São elas: Sleep Ortopedic, da Castor; Soft, da Eurosono; Elegance, da Mannes; Pró Saúde, da Ortobom; Guarda-Costas, da Probel; e D33, da Sonoleve.

Assim, colchões com maior resistência – mais duros – e de molas, podem ser as melhores indicações para quem sofre com dores na região lombar.