Qual a vantagem de fazer OBMEP?

Perguntado por: dmaciel . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

“Essa olimpíada tem vários benefícios. O primeiro é detectar alunos que tenham talento para a matemática, por meio de uma prova que não requer apenas o conhecimento da matemática, mas, também, de raciocino lógico e criatividade”, afirma o diretor adjunto do Impa, Cláudio Landin.

Qual o objetivo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)? O objetivo principal é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.

O objetivo da olimpíada é incentivar o estudo da matemática e revelar talentos nas escolas públicas. A Obmep oferece ainda aos medalhistas 4,5 mil bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr.) e do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme). Com duração de um ano, o PIC Jr.

A Fundação Behring em parceria com a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) vai conceder a partir deste ano 25 bolsas de R$ 900 para alunos medalhistas de qualquer edição da olimpíada que estejam ingressando em universidade pública (federal ou estadual).

PARA QUE SERVE A PROVA DA OBMEP? O objetivo da realização da prova é estimular o estudo de Matemárica pelos alunos e professores da educação básica de ensino.

A prova da OBMEP possui 20 questões objetivas, e cada uma vale 1 ponto. O resultado da prova é classificatório, sendo aprovados para a Segunda Fase os alunos que obtiverem as maiores notas na prova da Primeira Fase.

Além das 575 medalhas de ouro entregues na cerimônia, 6,9 mil alunos foram premiados com prata ou bronze e 46,6 mil receberam menção honrosa. Ganhadores de medalhas garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

Confira o calendário completo da OBMEP 2023: PROVA DA 1ª FASE: Hoje 30 de maio. Período para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª fase: 31 de maio até 12 de junho. Divulgação dos classificados para a 2ª fase: 2 de agosto.

A 18ª OBMEP é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais, federais e de escolas privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação, todos localizados no território brasileiro.

2.3.1 A participação das escolas públicas não tem custo, sendo a inscrição integralmente gratuita.

A OBMEP envia o certificado de menção honrosa diretamente para as escolas pelo serviço de Correio Postal. Se a escola se inscrever para participar da OBMEP em 2020, o certificado seguirá na caixa de provas da 1ª Fase, que costuma ser enviada durante o mês maio, ao endereço da escola.

A OBMEP distribuirá o mesmo número de medalhas das edições anteriores a alunos de escolas públicas (500 de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e até 46.200 menções honrosas).

Para a segunda fase, foram classificados mais de 900 mil alunos de escolas públicas e privadas.

As questões da 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) são problemas que envolvem, além dos conteúdos de sala de aula, situações do dia a dia, raciocínio lógico e interpretação de textos para a resolução dos exercícios.

A olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos, promover inclusão social e incentivar o aperfeiçoamento dos professores.

Os participantes de escolas públicas recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa. O valor da bolsa concedida pelo CNPq foi reajustado este ano, com aumento de 200%. Os mais bem colocados de cada unidade federativa também serão premiados. A organização vai oferecer ao menos 20,5 mil medalhas.

120

A nota máxima na prova da segunda fase é 120. Médias baixas não devem impressionar.