Qual a validade de um presunto fatiado?

Perguntado por: dalvim . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

O presunto fatiado, quando acondicionado em embalagem de alta permeabilidade ao oxigênio tem vida útil reduzida em 4 dias, e quando acondicionado à vácuo, pode aumentar em 25 dias e em embalagens com atmosfera modificada (AM) em 30 dias (BRODY, 1996).

Embutidos, como peito de peru e presunto, começam a ficar com uma textura mais pegajosa quando estão estragados.

Então, além dos cuidados usuais como: ficar sempre atento às marcas escolhidas, o cheiro, a textura e, principalmente a cor, você deve armazenar e guardar esses ingredientes da maneira certa. O ideal é sempre colocar, tanto o queijo quanto o presunto, em potes bem fechados, herméticos e, de preferência, de vidro.

Todos podem ser congelados por três meses sem problemas. O sabor não se altera e a textura pouco importa.

Depois de aberto, devemos lavar o presunto/apresuntado para tirar o líquido consistente que se forma no produto ou ele ajuda a conservar o alimento por mais tempo? Bergamo – Não há necessidade de lavar o produto.

Os alimentos que estão com a data de validade vencida não devem ser consumidos, mesmo que apresentem um bom aspecto visual. Além de estarem mais propensos à ação de fungos e bactérias, substâncias dos próprios alimentos começam a se modificar, depois deste período, podendo causar intoxicações.

No caso de presunto, mortadela e afins, um indicativo de que o produto não deve mais ser consumido é o cheiro, já que o odor fétido é um forte sinal de presença de bactérias.

Frios, salgados e defumados. Estes alimentos podem durar até dois meses após a sua data de validade, caso sejam mantidos em locais secos e escuros. É o caso do presunto defumado, por exemplo!

Peito de peru, presunto e companhia não devem estar úmidos ou pegajosos. A textura rançosa também indica que o produto deve ser descartado, assim como odores estranhos e manchas esverdeadas. Mesmo que essas alterações não tenham aparecido, siga a indicação do fabricante para consumo depois que a embalagem for aberta.

Apesar de ser um alimento embutido, ou seja, rico em conservantes, o presunto tende a estragar rapidamente depois de fatiado ou retirado de sua embalagem, mesmo quando mantido na geladeira. Aprender a armazenar o presunto da forma correta, portanto, é fundamental para garantir maior durabilidade.

Como fazer o presunto durar mais tempo
Assim, enrolado, ele dura mais tempo. isso acontece porque, ao enrolá-lo, há uma diminuição da umidade (maior nas fatias sobrepostas). Menos umidade, menos fungo! O papel toalha absorve ainda mais a umidade e pode acreditar ele dura muito mais tempo.

Como manter seu alimento de forma segura: Não demore para refrigerar os alimentos perecíveis, tais como: carnes, aves, peixes, laticínios e ovos. Não deixe a comida ficar mais de duas horas em temperatura ambiente ou mais de uma hora em temperaturas acima de 30°C.

Todo alimento pode ser congelado, desde os embutidos, laticínios e até os frios, mas é preciso se manter atento ao realizar o processo de descongelamento.

Guardando na geladeira
O ideal é colocar o presunto na gaveta dos frios. Para aumentar o tempo de vida do presunto, coloque-o em um recipiente com fecho hermético. Isso fará com que a umidade não entre em contacto com o presunto, evitando que ele se estrague.

A boa notícia é que ele pode ser congelado de diferentes maneiras: em fatias, cubos, peças maiores ou ralado. Para descongelar, basta transferir o pote para a geladeira no dia anterior e, na hora de usar, deixar alguns minutos em temperatura ambiente.

Os alimentos embutidos como o presunto, bacon e salame podem sim ser congelados, porém essa maneira de realizar o armazenamento de frios não é o mais adequado, pois o sabor dos alimentos pode sofrer alterações. Por isso os alimentos embutidos devem ser armazenados em temperatura ambiente dentro da geladeira.