Qual a validade de um certificado de conclusão de curso superior?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

O diploma tem uma validade permanente após a sua emissão pela faculdade. Já o certificado de conclusão, como comentamos, é um documento provisório, e, geralmente, tem duração apenas de alguns meses.

Por meio das chaves criptográficas (pública e privada)
Por isso, uma maneira de verificar a validade do certificado é usando as chaves públicas e privadas. As chaves são os números que criptografam e descriptografam o certificado. Se as chaves forem válidas, então, o certificado é considerado válido.

Já o certificado só atesta que aquela pessoa participou de um curso ou de uma atividade. Além disso, a declaração é um documento mais informal, enquanto o diploma comprova que você tem um título e é especialista em uma determinada área, tendo aptidão para exercer a profissão.

Mas, quando ele vence, é preciso adquirir um novo Certificado e passar novamente pelo processo burocrático e obrigatório de aprovação. A renovação, quando acontece dentro do prazo de vigência do documento eletrônico, garante maior conforto ao usuário, uma vez que é possível fazê-la sem agendamento, de onde ele estiver.

Um diploma de graduação é o documento que comprova a conclusão de um curso e habilita ao exercício de uma profissão. Para ser válido, deve ser reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

O diploma torna o profissional habilitado para exercer sua profissão e é um documento que tem validade em todo o território brasileiro. Já o certificado é um documento que atesta a conclusão do curso, é emitido pela própria instituição de ensino e não tem necessidade de ser registrado pelo MEC.

O que é um certificado? Quando concluímos um curso, seja ele virtual ou presencial, em alguns deles, podemos ter a opção de receber um certificado. Esse documento tem como papel reconhecer que seu aprendizado foi adquirido e que você está apto a exercer tal função ou utilizar tal ferramenta.

POSSE EM CONCURSO PÚBLICO. EXIGÊNCIA DE CURSO SUPERIOR. CERTIFICADO DE CONCLUSÃO E HISTÓRICO ESCOLAR. POSSIBILIDADE DE APRESENTAÇÃO POSTERIOR DO DIPLOMA.

Veja só alguns itens que são imprescindíveis para um certificado de sucesso:

  1. Nome completo do concluinte do curso;
  2. Nome do curso;
  3. Instituição de ensino que ministrou o curso (nome e logo);
  4. Carga horária do curso;
  5. Assinatura da instituição gestora;
  6. Local, data e, se relevante, validade da certificação.

A forma mais segura é entrar no site do e-MEC e realizar uma consulta pública gratuita. Além de simples e rápida, a consulta ao e-MEC é a forma mais segura de obter informações verdadeiras.

No sítio http://emec.mec.gov.br é possível consultar a situação de instituições de educação superior e de cursos de graduação, assim como seus respectivos atos autorizativos.

Confira o passo a passo para a consulta:

  • Acesse o site da Secretaria da Educação em que a pessoa estudou.
  • Clique em “documentação” ou “consulta pública de concluintes”
  • Informe o CPF da pessoa e finalize a consulta.

Certificado – Quem obteve a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação deve se dirigir às secretarias estaduais de Educação e aos institutos federais de educação ciência e tecnologia, escolhida durante a inscrição, para solicitar o certificado.

Como é o processo para renovar o certificado digital?

  1. É só conectar a mídia do certificado digital que você quer renovar;
  2. Confira os dados para ver se eles estão corretos;
  3. Efetue o pagamento de renovação;
  4. Pronto! É só emitir seu certificado com nova data de validade.

Clique no ícone que tem a forma de um símbolo de “reticências vertical” e selecione a opção “configurações”. Procure por “mostrar configurações avançadas” e clique em “gerenciar certificados”. Uma caixa de diálogo abrirá, exibindo seus dados pessoais e a validade de seu certificado digital.