Qual a utilidade da fórmula se?

Perguntado por: mpilar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

A função SE é uma das funções mais populares do Excel e permite que você faça comparações lógicas entre um valor e aquilo que você espera. Portanto, uma instrução SE pode ter dois resultados. O primeiro resultado é se a comparação for Verdadeira, o segundo se a comparação for Falsa.

Use CONT.SE, uma das funções estatísticas, para contar o número de células que atendem a um critério; por exemplo, para contar o número de vezes que uma cidade específica aparece em uma lista de clientes. Na forma mais simples, a função CONT.SE informa: =CONT.SE(Onde você quer procurar?; O que você quer procurar?)

A função E, tem o principio semelhante a função SE e serve para determinar se uma ou mais condições são verdadeiras ao mesmo tempo. Neste caso a função E retornará VERDADEIRO caso todas as condições sejam verdadeiras e FALSO se ao menos uma condição não for verdadeira.

A Diferença entre Fórmula e Função
Em uma fórmula é feito basicamente um cálculo. A Função basicamente é uma fórmula automática. No exemplo abaixo a Função SOMA resulta no mesmo resultado do exemplo acima.

Utilizar SE, E e OU ao mesmo tempo permite o cálculo com três condições, por exemplo. Se você deseja que uma condição seja provada, e pelo menos uma das outras duas, será necessário primeiro usar a função E e, em seguida, a OU, incorporando-as na função SE.

A fórmula para se utilizar o CONT.SE é dada pela seguinte sintaxe: CONT.SE(intervalo; criterio), onde o intervalo é o intervalo sobre o qual é testado critério, que por sua vez é o padrão ou teste a ser aplicado no intervalo.

Às vezes, é preciso verificar se uma célula está em branco, geralmente porque você pode não querer uma fórmula exiba um resultado sem entrada. Nesse caso, usamos SE com a função ÉCÉL. VAZIA: =SE(ÉCÉL.

CONT. ses aplica critérios a células em vários intervalos e conta o número de vezes que todos os critérios são atendidos. SOMASES soma as células de um intervalo que atendem a vários critérios.

A função SUM adiciona valores. É possível adicionar valores individuais, referências de célula ou intervalos, ou uma mistura dos três. Por exemplo: =SOMA(A2:A10) Adiciona os valores nas células A2:10.

A formatação condicional facilita realçar certos valores ou tornar determinadas células fáceis de identificar. Isso altera a aparência de um intervalo de células com base em uma condição (ou critérios).

Uma Tabela Dinâmica é uma ferramenta poderosa para calcular, resumir e analisar os dados que lhe permitem ver comparações, padrões e tendências nos dados. As tabelas dinâmicas funcionam um pouco diferente dependendo da plataforma que você está usando para executar o Excel.

F2 Edita a célula ativa e posiciona o ponto de inserção no fim do conteúdo da célula. Ele também move o ponto de inserção para a Barra de Fórmulas para edição em uma célula desativada.

Para aninhar outra função, insira-a na caixa de argumento. Por exemplo, você pode inserir SOMA(G2:G5) na caixa Valor_se_verdadeiro da função SE. Insira os argumentos adicionais necessários para concluir a fórmula. para expandir a caixa de diálogo novamente.

soma. internacional da função SE? If.

Para fazer com que a função SE reconheça uma data em seu teste lógico, deve-se envolver a função DATA. VALOR em conjunto com a função SE. Como ilustrado na imagem abaixo, a função SE avalia as datas apresentadas na coluna C e retorna “Concluído” se a atividade foi realizada antes do dia 04 de março.

O que são fórmulas? Fórmulas são equações que executam cálculos sobre valores em uma planilha.