Qual a única vitamina que nosso corpo produz?

Perguntado por: emartins2 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

No entanto, nós mantivemos a capacidade de produzir duas das 13 vitaminas. Uma delas é a vitamina D, produzida pelas células da pele quando a luz solar incide sobre elas. É difícil, mas não impossível, obter vitamina D em quantidade suficiente por meio da alimentação. A outra é a vitamina B12.

4 nutrientes que o organismo geralmente não produz e onde encontrá-los

  • Ômega 3 oferece mais saúde e bem-estar para o organismo. ...
  • Cloreto de magnésio é fonte de energia. ...
  • Luteína e zeaxantina retardam o envelhecimento das células. ...
  • Vitamina D previne fraqueza dos ossos.

Vitamina C
Uma das mais conhecidas, atua no combate de processos infecciosos no organismo, fortalece o sistema imunológico, ajuda a equilibrar todos os radicais livres e tem efeito antioxidante.

A vitamina B12 não é produzida pelo corpo e pode ser encontrada naturalmente apenas em alimentos e produtos de origem animal. Por ser absorvida e armazenada no fígado dos animais, lá se encontra a maior quantidade da vitamina.

Principais fontes de Vitamina A: A vitamina A pré-formada (retinol) ("pronta para ser usada pelo organismo") é encontrada em alimentos de origem animal: vísceras (principalmente fígado), gemas de ovos e leite integral e seus derivados (manteiga e queijo).

Tirando as vitaminas D e K, não conseguimos produzir nenhuma das vitaminas de que necessitamos. Em alguns casos, nossos ancestrais eram capazes de produzi-las, mas perderam esta capacidade. Muitos vertebrados conseguem produzir vitamina C.

A vitamina E não pode ser produzida pelo próprio organismo, portanto, deve ser obtida por meio da dieta. As principais fontes são óleos vegetais, castanhas, grãos integrais e gérmen de trigo. Também há um suprimento limitado em sementes e vegetais verdes folhosos.

Benefícios da vitamina K para o organismo
Os benefícios da vitamina K são sentidos principalmente pelo seu papel na coagulação sanguínea ao estimular o processamento de importantes proteínas para o nosso corpo. Por esse motivo, também se acredita que a vitamina K auxilia no processo de cicatrização.

A vitamina B-12, ou cobalamina, é essencial para a formação de glóbulos vermelhos e do DNA, mas também apoia o sistema nervoso, o desenvolvimento e as funções cerebrais.

Entre os nutrientes que combatem o cansaço físico e mental, 7 se destacam:

  • Vitaminas do complexo B. ...
  • Vitamina C. ...
  • Coenzima Q10. ...
  • Magnésio. ...
  • Óleo de semente de uva. ...
  • Cafeína. ...
  • Fosfatidilserina.

De acordo com a nutricionista funcional Juliana Pizzocolo, tomar complexos vitamínicos em excesso, sem a orientação médica, pode fazer mais mal do que bem. “Pode ocorrer sobrecarga renal e intoxicação, principalmente por vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K)”, aponta a nutricionista.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

A vitamina K é absorvida pelo intestino e fica armazenada no fígado. Praticamente metade da vitamina K necessária ao organismo é produzida por bactérias que compõe a microflora intestinal, sendo a outra parte adquirida através da alimentação.

A nutricionista indica algumas fontes: “Vegetais verde-escuros, sementes oleaginosas (nozes, amêndoas, avelã, castanha do Pará) e nos óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo e girassol)”.