Qual a umidade do ar ideal para o ser humano?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Segundo a OMS, a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80% – por isso quando o nível fica entre 20% e 30% as regiões entram em estado de atenção. A umidade do ar a 10%, por exemplo, é um nível compatível com o do Deserto do Saara, por exemplo.

Quando a umidade do ar está muito baixa, ou mesmo, muito alta pode haver problemas, principalmente respiratórios. Com a umidade muito baixa (menos que 30%), as alergias, sinusites, asmas e outras doenças tendem a se agravar. Já, quando a umidade relativa do ar é muito alta, podem surgir fungos, mofos, bolores e ácaros.

Além disso, a alta umidade do ar pode aumentar em até 40% a proliferação de fungos, ácaros e bactérias. Esses microrganismos são nocivos para a saúde e desencadeiam crises de doenças respiratórias como asma, rinite, bronquite e sinusite.

Assim, quando se diz que a umidade relativa do ar está em 100%, implica dizer que o ar, na temperatura em que se encontra, está saturado com água, não sendo mais capaz de absorver este elemento.

5 formas simples para umidificar o ar em casa

  1. Ter uma toalha molhada no quarto. ...
  2. Colocar um balde de água fervente no quarto. ...
  3. Ter plantas dentro de casa. ...
  4. Tomar banho com a porta aberta. ...
  5. Usar um umidificador de ar eletrônico.

Para a saúde humana, o ideal é que haja equilíbrio – nem muito seco, nem muito úmido – e que a umidade relativa do ar permaneça entre 50% e 60%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para alcançar esses níveis de forma constante, o ideal é recorrer ao uso de um desumidificador de ar Desidrat.

– Use soro fisiológico no nariz, caso sinta muito ressecamento ao respirar; – Evite ficar muito perto das saídas de ar frio; – Beba bastante água (essa dica vale inclusive pra dias mais úmidos). Lembrando, também, que umidade em excesso também traz desconforto e faz mal à saúde.

5 dicas para amenizar o ar seco

  1. Manter o filtro do aparelho limpo. Procure limpar ou trocar o filtro do aparelho mensalmente. ...
  2. Colocar um recipiente com água. ...
  3. Se mantenha hidratado para proteger suas mucosas. ...
  4. Abra frestas nas janelas. ...
  5. Faça manutenção constante no aparelho.

A alta umidade relativa do ar — valores acima dos 70% — também traz malefício, como a sensação de calor extremo devido à dificuldade de evaporação do suor do corpo. Também são recomendadas algumas medidas para o combate aos danos causados pelo ar seco.

A umidade fica mais alta: Sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, Em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa, Quando a temperatura diminui (orvalho).

Segundo a OMS, a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80% – por isso quando o nível fica entre 20% e 30% as regiões entram em estado de atenção. A umidade do ar a 10%, por exemplo, é um nível compatível com o do Deserto do Saara, por exemplo.

Quando a umidade relativa ultrapasse de 90% proporciona condições favoráveis de condensação de água sobre a superfície das folhas das plantas ocasionando o desenvolvimento de doenças.

Se os vidros da sua casa ficam embaçados com frequência, essa é uma indicação de que a umidade está muito alta; Indícios de mofo nas paredes e no teto, além de paredes constantemente molhadas, também indicam excesso na umidade do ar; Secura e rachaduras em móveis e pinturas podem ser indicativos de umidade muito baixa.

Assim, quanto maior for a umidade do ar, menor será a amplitude térmica. Por outro lado, quando menor for a umidade do ar, maior será a amplitude térmica. Isso porque dependendo da umidade do ar a variação de temperatura será maior ou menor.

O município com o menor índice foi Buritirama (BA), com 9,0%. Outras cidades do Ceará registrou baixa umidade do ar neste domingo, ficando entre as 13 do país com menor índice.

Quanto mais quente o ar nos períodos nos períodos de longa estiagem, menor a umidade do ar.

O índice de umidade relativa (UR) ideal para todos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 50%-60%. Acima ou abaixo desse percentual, a umidade pode oferecer riscos à saúde e aos bens materiais.

Como melhorar a umidade do ar: 7 técnicas que dão certo

  1. Invista em aparelhos umidificadores. ...
  2. Água no fogão: faça um umidificador caseiro. ...
  3. Aposte nas plantas dentro de casa. ...
  4. Coloque um balde de água nos cômodos. ...
  5. Pendure toalhas molhadas no quarto. ...
  6. Aproveite o vapor da água do banho. ...
  7. Mantenha a casa limpa e arejada.

Para isso, você pode espalhar baldes ou bacias com água (de preferência gelada), jogar um pouco de água no chão ou espalhar toalhas úmidas pelo ambiente – essa última é a forma mais eficiente.

Então, sempre que for colocar água dentro do umidificador é importante lembrar que ela precisa ser limpa e livre de resíduos. Assim, a água potável é a melhor opção para melhorar a umidade do ambiente e melhorar a respiração.