Qual a última fase do luto?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

De acordo com os estudos da psiquiatra, o último estágio do luto não é quando não existe mais saudade ou dor, mas, sim, quando o sentimento se assossega e as respostas emocionais passam a ter mais paz e condições de seguir com a organização da vida.

É muito comum frases como: “não chore”, “seja forte”, “vai passar” “fulano/a não gostaria de ver você chorando assim”. São frases que invalidam o sofrimento e a dor da pessoa que passa pelo processo de luto.

O transtorno de luto prolongado é um distúrbio no qual há uma resposta persistente e generalizada caracterizada por saudade ou preocupação persistente após uma perda Ao mesmo tempo, há uma intensa dor emocional que envolve sentimentos diversos como tristeza, culpa, raiva e negação.

Na verdade, não existe um tempo certo para superar a perda de alguém, isso depende de cada pessoa, do modo como ela enfrenta e aceita a situação. Para alguns pode demorar meses, para outros, anos.

Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas. As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte.

A terceira etapa no modelo de Kübler-Ross se aplica aos casos em que o luto chega antes da morte em si, ainda que ela seja iminente. É conhecida como fase da barganha, ou da negociação. São acordos internos ou com Deus e divindades, como os santos. – Se eu melhorar, eu prometo fazer algo ou deixar de fazer.

A fase da barganha é a terceira fase do luto. Nesta fase, as pessoas podem se sentir ansiosas e começar a se perguntar se poderiam ter feito algo para evitar a perda. Podemos tentar barganhar com Deus ou com a pessoa que morreu, prometendo fazer certas coisas se eles voltarem.

Aqui embaixo tem algumas dicas para você lhe dá melhor com a saudade de quem já se foi!

  1. Converse sobre sua saudade. Falar sobre a pessoa que você está sentindo saudade pode ser uma ótima maneira de começar a lidar com o sentimento. ...
  2. Faça algo para homenagear a pessoa. ...
  3. Encontre um hobby. ...
  4. Fique ocupado. ...
  5. Tenha paciência.

1- Isaías 57:2. “Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.” Esse primeiro versículo traduz o vínculo entre morte e bíblia no sentido de salvação.

Mas quem perde um ente querido pode passar a desenvolver sintomas físicos também. Um estudo inglês apontou que as emoções vivenciadas com o luto provocam desequilíbrios químicos no cérebro. Além disso, são responsáveis por sintomas como dor no peito, sudorese, tremedeira, tontura e fraqueza.

Sentir raiva ao perder um ente querido é natural e faz parte do processo de assimilação e compreensão da perda. Afinal, a pessoa enlutada está vivenciando essa emoção porque ela está agoniada por saber que ela deixará de receber algo que nutria seu sentido, o eu/self.

EMOCIONAIS: Ao enlutar-se, normalmente ocorrem as seguintes manifestações emocionais: choque, tristeza, raiva, culpa, desamparo, solidão, depressão, agitação, irritabilidade, ansiedade, alívio, medo, confusão e desejo de estar com a pessoa falecida.

Quando o luto perdura por mais de um ou dois anos, é sinal de que já é hora de procurar ajuda psiquiátrica.

É um mecanismo de defesa, momento em que temos dificuldade em aceitar, acreditar que realmente aconteceu.

A situação se agrava quando o indivíduo não aguenta mais adiar esse comportamento e começa a ter sintomas muito comuns durante um processo de luto: irritabilidade, ansiedade, transtornos psíquicos até mesmo dores físicas. É nesse momento que se dá início ao chamado luto atrasado.