Qual a última etapa do processo de cicatrização?

Perguntado por: imorais . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

É a última fase do processo e que pode durar meses. A densidade celular e a vascularização são diminuídas, resultando na remodelação do tecido cicatricial (formado na fase anterior). As fibras são realinhadas para aumentar a resistência do tecido e melhorar o aspecto da cicatriz.

Ela é constituída por três etapas fundamentais: · Epitelização; · Angiogênese; · Formação de tecido de granulação.

O processo de cicatrização que se segue com a finalidade de cura das feridas pode ser dividido didaticamente em três fases que se superpõem: inflamatória, proliferativa e de remodelação (Figura 2). Durante a primeira fase, ocorrem hemostasia, migração de leucócitos e início da cascata de reparação tecidual.

Fase de maturação que inicia no 21º dia e pode durar meses. É a última fase do processo de cicatrização. A densidade celular e a vascularização da ferida diminuem, enquanto há a maturação das fibras colágenas. Ocorre uma remodelação do tecido cicatricial formado na fase anterior.

É por isso que a cicatrização se torna mais complexa. Assim, se um corte superficial na pele demora entre 7 e 10 dias para fechar, uma incisão que chega à epiderme leva até 28 dias para cicatrizar. No entanto, se o corte chega à derme, que é a camada mais profunda da pele, o mesmo processo pode demorar até 6 meses.

Fase de reparo
A fase de maturação tem início no 21° dia e é a última do processo de cicatrização. Durante esse estágio, a densidade celular e a vascularização da ferida diminuem. Então, começa o processo de formação das fibras colágenas.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

O processo de cicatrização possui algumas fases que vão do exato momento da abertura da ferida até a maturação da cicatriz. Para isso, nosso corpo libera uma sequência de agentes bioquímicos, moleculares e celulares, como prostaglandinas, neutrófilos e leucócitos.

Fases da Cicatrização: inflamatória, proliferativa, maturação e mais! | Colunistas

  • Fase inflamatória.
  • Fase proliferativa.
  • Fase de maturação.
  • Leituras relacionadas.

A regeneração das células acontece por meio da mitose, processo em que uma célula-mãe se divide e dá origem a células-filhas com o mesmo material genético. Isso acontece de maneira constante no nosso corpo. Através da renovação celular, as células da pele são continuamente substituídas por outras mais jovens.

Os tratamentos que vamos relacionar a seguir já foram amplamente testados, validados pela ciência e têm um alto potencial de eficácia em feridas graves.

  1. Terapia por pressão negativa. ...
  2. Laserterapia. ...
  3. Ozonioterapia. ...
  4. Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  5. Curativos especiais. ...
  6. Suplementação nutricional.

Uma das principais causas da ferida na pele que não cicatriza são os problemas de circulação no sangue. Por exemplo, a má circulação pode afetar as artérias, reduzindo a irrigação sanguínea nas pernas e contribuindo para a dificuldade de caminhar e feridas que levam muito tempo para cicatrizar.

Quando sofremos alguma lesão, as moléculas de fibrina se unem no local da lesão e produzem uma malha fina ao redor do local. Essa malha aprisiona as plaquetas e os fatores de crescimento, que permitem que as células se multipliquem e regenerem o tecido lesionado.

Quais cuidados tomar no período pós-cirúrgico? Como dissemos, o intervalo de cicatrização varia de pessoa para pessoa. Em geral, a camada mais fina da pele leva de sete a dez dias para fechar. Já a epiderme demora até 28 dias, e a derme — mais profunda das camadas — até seis meses para se regenerar.

1. O que é e quais os principais aspectos da cicatrização?

  • Cicatrização por primeira intenção ou primária. ...
  • Cicatrização por segunda intenção ou secundária. ...
  • Cicatrização por terceira intenção ou terciária. ...
  • 2.1) Fase Inflamatória. ...
  • 2.2) Fase Proliferativa.

Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira. Pode parecer estranho, mas a coceira é o sintoma mínimo da dor. Quando a dor já foi embora a coceira pode começar. Uma dica de ouro é: NÃO COÇE!