Qual a tribo mais isolada do Brasil?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

O Brasil é o país onde há mais isolados, e apenas um deles vive fora da Floresta Amazônica, os Avá-Canoeiro, que ocupam porções de Tocantins e Goiás.

O Brasil tem 115 povos isolados contabilizados aos quais reconhece por lei o direito de viver sem contato com outros. Nas últimas décadas, as autoridades só conseguiram confirmar a existência de cerca de trinta dessas comunidades; do resto só têm notícias.

A Amazônia brasileira abriga o maior número de povos indígenas isolados conhecidos no planeta. No Brasil, apenas um deles vive fora do bioma, os Avá-Canoeiro, que ocupam porções de Tocantins e Goiás. A Funai contabiliza oficialmente 114 registros da presença desses grupos no país, 28 deles confirmados.

O povo indígena com o maior território é o Yanomami, que vive relativamente isolado com uma população de quase 27.000 no Brasil e ocupa 9,4 milhões de hectares no norte da Amazônia.

Conheça as menores tribos indígenas do país

  • As menores tribos do país.
  • 4º lugar: Akuntsu.
  • 3º lugar: Juma.
  • 2º lugar: Piripkura.
  • 1º lugar: O homem do buraco ou “O último de sua tribo

Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), existem 225 povos indígenas, além de referências de 70 tribos vivendo em locais isolados e que ainda não foram contatadas.

Estima-se que existam hoje no mundo pelo menos 5 mil povos indígenas, somando mais de 370 milhões de pessoas (IWGIA, 2015). No Brasil, até meados dos anos 70, acreditava-se que o desaparecimento dos povos indígenas seria algo inevitável.

Segundo a InfoAmazonia, este é um projeto de mapeamento colaborativo e não inclui todas as aldeias amazônicas. Mais da metade (58,9%) das 3.141 aldeias analisadas está localizada a mais de 200 quilômetros de um leito de UTI, e 10% destas estão entre 700 e 1.079 quilômetros de distância.

Considerados selvagens pelos colonizadores europeus, foram apelidados de 'bushmen', o que significa literalmente 'os homens do mato'.

"Os 'sentinelas' são um dos povos mais primitivos e ameaçados da Terra", disse uma fonte do governo indiano ao jornal Indian Express. O pouco que se sabe sobre eles é que sua origem está em uma migração originada na África há 60 mil anos, e que hoje eles vivem em uma pequena área de floresta.

Os Awá-Guajá são povos de recém contato, e vivem em grupos formados por uma ou mais famílias. A atividade tradicional própria dos Awá-Guajá é a caça. É ela que define o padrão de ocupação territorial desse povo, que percorre grandes distâncias em busca do alimento.

Os chamados povos indígenas isolados, conhecidos também como povos em situação de isolamento voluntário, são assim denominados por não terem sidos contatados oficialmente pela Funai. As informações sobre eles são heterogêneas, transmitidas por outros índios ou por regionais, além de indigenistas e pesquisadores.

A denominação "povos indígenas isolados" se refere especificamente a grupos indígenas com ausência de relações permanentes com as sociedades nacionais ou com pouca frequência de interação, seja com não-índios, seja com outros povos indígenas.

No século XVI os rituais de canibalismo eram frequentes em pelo menos duas importantes tribos indígenas: os tupis e os tapuias.

Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que aqui chegaram.

Estado do Amazonas

Na análise das Unidades da Federação, o Estado do Amazonas possui a maior população autodeclarada indígena do País, com 168,7 mil; o de menor, Rio Grande do Norte, 2,5 mil.