Qual a tríade de Charcot?

Perguntado por: dfurtado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

A tríade de Charcot (febre, icterícia e dor abdominal) está presente em 50-75% dos casos. Quando estes sinais e sintomas se associam à confusão mental e hipotensão arterial (pêntade de Reynolds), indicam pior prognóstico e aumento da morbi mortalidade.

Colangite aguda é uma infecção da árvore biliar que constitui uma emergência médica, sendo potencialmente fatal se não tratada imediatamente. Na maioria dos casos, ocorre devido à obstrução biliar por cálculos.

Coledocolitíase é a presença de cálculos nos dutos biliares; pode ocorrer formação de cálculos na vesícula biliar ou nos próprios dutos. Esses cálculos causam cólica biliar, obstrução biliar, pancreatite biliar ou colangite (infecção e inflamação biliar).

A tríade de Virchow é um conjunto de três condições que podem levar ao desenvolvimento de coágulos sanguíneos (trombos) e embolias. Três categorias de fatores que contribuem para a trombose venosa e trombose arterial.

A tríade de Beck se constitui como um auxílio para identificação dos sinais característicos de um tamponamento cardíaco, patologia que possui diagnóstico clínico. Muitas vezes, os sinais dessa tríade podem ser confusos (podendo indicar outros quadros semelhantes) ou ausentes.

Os exames incluem ressonância magnética (RM) do sistema de dutos biliares (denominada colangiografia por ressonância magnética, CPRM) e, frequentemente, ultrassonografia. Se os resultados desses exames forem inconclusivos, uma colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) pode ser realizada.

Entre as opções, destacam-se ceftriaxona, ciprofloxacina, levofloxacina, clindamicina e metronidazol.

A causa exata da colangite biliar primária ainda não é conhecida. Acredita-se que a patologia possa ser uma doença autoimune, em que o nosso sistema imunitário (nosso sistema de defesa contra ameaças externas) desenvolve anticorpos que atacam erradamente as células saudáveis.

Colelitíase: é pedra na vesícula que gera cólica biliar. Colecistite é a inflamação da vesícula por impactação de cálculo em ducto cístico. Colangite: ocorre quando o cálculo vai para ducto colédoco e gera inflamação. Coledocolitíase ocorre quando impacta calculo em papila de vater.

Definição. Sinal de Courvoisier-Terrier define-se por vesícula biliar palpável e indolor em paciente ictérico.

Além dessas alterações, observa-se elevação dos níveis séricos da gamaglutamiltransferase (GGT) e de bilirrubina direta (não mais que 5 mg/dL) e aumento discreto das transaminases (menos que quatro vezes o limite superior da normalidade).

5. Sinal de Murphy. O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.

A colangite é uma inflamação e infecção das vias biliares devido a uma obstrução do ducto biliar, promovendo translocação de bactérias do duodeno até o ducto colédoco. O que a diferencia da colecistite aguda? Basicamente, a obstrução e a inflamação na colecistite ocorre no ducto cístico, afetando a vesícula biliar.

A suspeita de colangite aguda é apoiada na presença da tríade de Charcot: dor em quadrante superior direto do abdome, febre com calafrios e icterícia. Quando a colangite se torna mais grave, os pacientes ficam hipotensos e confusos (pêntade de Reynold). O abdome torna-se doloroso e o fígado aumentado e doloroso.