Qual a transitividade do verbo levar?

Perguntado por: hramires . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

verbo transitivo direto Manter relações; tratar com; lidar: sabe levar os alunos. Possuir ou receber algo; ganhar, receber: ele leva uma fama ruim.

verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança. Possuir a autoridade ou o domínio sobre: tinha um povo.

Regência verbal: veja como identificar
Com isso, a primeira dica é: observe o contexto no qual a sentença está inserida para averiguar como o verbo age em relação aos seus complementos ou adjuntos, pois, ao identificar a circunstância de inserção do verbo, você será capaz de descobrir sua transitividade.

Funcionalidade: Trata-se de um cookie de terceiro (Microsoft Bing) e incorporado por scripts do Microsoft Clarity.
...
levar.

levatu
leveele, ela, você
levemosnós
levaivós
levemeles, elas, vocês

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

  1. - O artigo pode ser retirado do contexto, sem alteração no sentido da frase; - Aponta um substantivo claro, vindo sempre antes dele; ...
  2. - O pronome pode ser referido a alguma pessoa do discurso no contexto; ...
  3. - A preposição não pode ser retirada do contexto, pois deixa o sentido da frase estranho;

O verbo transitivo direto é aquele cujo complemento (objeto direto) não é regido de preposição. O complemento do verbo transitivo direto não é regido de preposição. Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc.

Quando o complemento - preposição - é exigido classificamos como objeto indireto, quando o complemento não é obrigatório chamamos de objeto direto. Dessa forma, os verbos transitivos diretos não necessitam ser complementados com preposição.

Verbos que apresentam mais de uma regência

  • ASPIRAR.
  • ASSISTIR.
  • QUERER.
  • VISAR.
  • PROCEDER.

Querer: no sentido de “desejar algo ou alguém”, será transitivo direto. Porém, esse verbo também pode ter o sentido de “amar” ou de “gostar”. Nesse sentido, o verboquerer” será transitivo indireto.

Levar e trazer são ambos co-referenciais de transportar consigo. A diferença está em que trazer pressupõe o movimento de aproximação em relação ao locutor/narrador, ao passo que levar tanto pode indicar o movimento de afastamento em relação ao locutor/narrador, como ter um valor neutral relativamente a esse movimento.

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído. Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.

Alguns verbos costumam ser acompanhados por preposição, por isso, são geralmente classificados como verbos transitivos indiretos. É o caso de: acreditar, concordar, gostar, obedecer e responder.

2. A preposição “a” não deve ser utilizada após a preposição “perante”. Exemplo: Quando o resultado das provas foi divulgado, ela chorou perante a todos.

Os vocábulos o, a, os, as serão pronomes pessoais do caso oblíquo átonos quando substituírem os pronomes pessoais do caso reto ele, ela, eles, elas, exercendo a função de objeto direto ou de sujeito acusativo.

Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais. Já os verbos transitivos necessitam de um complemento, isto é, de um objeto direto (sem preposição) ou indireto (com preposição).