Qual a toxina mais mortal?

Perguntado por: elacerda . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

toxina botulínica

Neste caso a mais conhecida é a toxina botulínica, o popular Botox, que paralisa os músculos do corpo. Utilizada em tratamentos estéticos - nesse caso, a dose controlada relaxa ao invés de paralisar o músculo desejado -, a toxina é produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

Substâncias cáusticas ou irritantes danificam as membranas mucosas da boca, garganta, do trato gastrointestinal e dos pulmões causando dor, tosse, vômito e falta de ar. O contato da pele com toxinas pode causar vários sintomas, por exemplo, erupções cutâneas, dor e formação de bolhas.

A ricina é uma proteína naturalmente presente nas sementes da mamona (Ricinus communis L.), altamente tóxica, considerada a toxina de origem vegetal mais potente.

ELEMENTO nº 1: O antimônio.

Uma injeção de 20 ml de cloreto de potássio pode provocar uma parada cardíaca na hora, afirma o cardiologista José Carlos Andrade. Essa mesma dose é frequentemente prescrita a pacientes, mas diluída em 500 ml de soro e por gotejamento durante várias horas.

A parada cardiorrespiratória pode acontecer a qualquer momento, mas as causas mais comuns incluem: doenças cardíacas, insuficiência respiratória e choque elétrico. Além disso, outras causas incluem: choque hipovolêmico, envenenamento, acidente vascular cerebral e afogamento.

Ela resume as principais causas de parada cardiorrespiratória: hipóxia (falta de oxigênio nos tecidos); hipovolemia (diminuição do volume sanguíneo por hemorragia ou outras condições); hipo/hipercalemia (alterações nos níveis de potássio); hipotermia (temperatura corporal abaixo de 35ºC); hidrogênio (presente em ...

escorpião-amarelo

As espécies de animais venenosos do Brasil que mais merecem destaque são: escorpião-amarelo, escorpião-marrom e escorpião-amarelo-do-nordeste. Entre eles, o escorpião-amarelo é um dos mais perigosos por seu grau de envenenamento e também por ser mais adaptável ao meio urbano.

mosquito

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o mosquito é considerado o “animal mais mortal do mundo”. Vetor de diversas doenças, esse inseto causa, em média, 700 mil mortes por ano.

jararagina

De acordo com os pesquisadores, o veneno da jararaca tem uma toxina conhecida como jararagina, que provoca hemorragias nas pessoas mordidas pelo animal. Os novos estudos permitiram estabelecer que a toxina se fixa próxima aos vasos sanguíneos e compromete seu funcionamento, induzindo ao sangramento local.

Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.

O chumbinho é feito de agrotóxicos de uso exclusivo da lavoura que são desviados do campo para as cidades e comercializados ilegalmente como raticida.

Já é sabido que, além da reação inflamatória local que causa fortes dores, mas não leva à morte, a peçonha do escorpião pode ainda desencadear reação inflamatória sistêmica, que tem como resultado edema pulmonar (acúmulo de líquido no pulmão), alterações no coração e consequente dificuldade para respirar.

Presente na mamona, ricina pode matar em 36 horas.

Ricina é um veneno que pode ser formado a partir de sobras de resíduos após o processamento de sementes de mamona (fonte do óleo de rícino). Pode ser fabricado sob a forma de pó, aerossol ou grãos, ou pode ser dissolvido em água ou em um ácido fraco. Temperaturas muito altas ou muito baixas não afetam a ricina.

Na parte medicinal, o óleo de mamona é usado como um poderoso laxante. Quando ingerido, libera o ácido graxo da fruta, o ácido ricinoleico. Esse ácido é absorvido pelo organismo, aumentando a movimentação dos músculos intestinais.

Ele é encontrado naturalmente na crosta terrestre, na nossa água, no ar que respiramos e em muitos dos alimentos que consumimos. – Exposição dérmica a poeira, solo ou água, embora isto seja geralmente considerado como sendo de menor importância no caso de exposição ao arsênio.

Dimetil mercúrio. Um líquido incolor e inflamável, é uma das mais poderosas neurotoxinas já descobertas. Para se ter noção do quanto é perigoso, doses mínimas, de 0,001ml, já podem ser fatais.

O Polônio é um veneno capaz de matar um adulto com uma dose de apenas 1 micrograma. 1 grama desse material é capaz de matar 10 milhões de pessoas. Dentro do corpo humano, o polônio tem meia-vida de 30 dias.

Com certeza você já ouviu falar que é possível matar uma pessoa injetando ar em sua corrente sanguínea. Diante dessa afirmação, é comum que as pessoas sintam-se amedrontadas todas as vezes que vão tomar uma injeção ou colocar soro na veia, entretanto, nesses procedimentos, os riscos são praticamente nulos.