Qual a tosse mais perigosa?

Perguntado por: dhernandes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

A tosse paroxística é um tipo de tosse mais grave e que requer tratamento médico emergencial. Entenda: Caracteriza-se por crises de tosse que são violentas e incontroláveis. É comum que ela cause dores fortes, dificuldade para respirar e vômito.

Agora, se a tosse começar a ficar prolongada e se estender por mais de oito semanas, o conselho é procurar um especialista. Segundo o Dr. Araújo, ela tanto pode ser sintoma das alergias respiratórias (rinite, sinusite e asma) não tratadas adequadamente, como também de tuberculose, pneumonia e até câncer de pulmão.

Na pneumonia, costuma haver febre alta, acima de 38ºC, enquanto resfriados provocam febre baixa. A tosse pode ser diferenciada porque na maior parte das vezes a tosse da pneumonia produz muco verde-amarelado, enquanto a tosse do resfriado é seca.

TOSSE PERSISTENTE
É preciso procurar um médico para que ele verifique a causa da tosse e indique o melhor tratamento. A tosse persistente é aquela que se manifesta por, pelo menos, três semanas. As principais causas são rinossinusopatias (rinite e rinossinusite), asma e refluxo gastroesofágico.

Diagnóstico a partir da tosse
Secreção mais espessa, de coloração amarelada ou esverdeada, pode indicar bronquite, sinusite ou pneumonia. As cores marrom e vermelha indicam presença de sangue e sugerem irritações graves, como pneumonia, tuberculose ou câncer de pulmão.

A tosse alérgica é seca e persistente. Ela costuma irritar a garganta e ocorre várias vezes ao dia. Diferentemente da tosse de um resfriado, por exemplo, ela não tem muco ou outra secreção. Geralmente, ela piora durante a noite e pode até causar ânsia de vômito e falta de ar.

Tanto na forma aguda quanto na crônica, a tosse é o principal sintoma da bronquite. Na bronquite aguda, ela pode ser seca ou produtiva. Na crônica, é sempre produtiva e a expectoração clara no início, pode tornar-se amarelada e espessa com a evolução da enfermidade.

Como aliviar tosse seca: 7 dicas que podem ajudar

  1. Priorize hábitos e dietas adequadas. ...
  2. Evite alérgenos em potencial. ...
  3. Hidrate-se bastante. ...
  4. Faça repouso e tente relaxar. ...
  5. Mantenha o ambiente umidificado. ...
  6. Analgésicos para aliviar a dor de garganta. ...
  7. Chás a base de alho, mel e/ou limão.

A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

Veja, a seguir, o que pode causar uma tosse seca persistente!

  • Laringite. O nosso sistema respiratório é formado por várias estruturas, sendo uma delas a laringe. ...
  • Amigdalite. ...
  • Sinusite. ...
  • Asma. ...
  • Alergias e exposição a agentes irritantes. ...
  • Refluxo gastroesofágico.

Tosse excessiva pode causar rouquidão
É possível ocorrer broncoespasmo, desconforto respiratório, além de fraturas de costelas, perfuração da traqueia, dos brônquios e dos pulmões, levando a complicações sérias e que colocam a vida em risco, como pneumotórax e pneumomediastino.

Em alguns casos, o sintoma persiste por algumas semanas, em outros, pode durar meses ou mais de um ano para que ela passe por completo. Conforme apontado, quanto mais séria a infecção, maiores as chances da tosse pós-covid se manter constante por períodos mais longos.