Qual a tinta usada para assoalho de madeira?

Perguntado por: hmello3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

esmalte sintético

As tintas mais indicadas para a pintura do piso de madeira são as versões esmalte sintético ou epóxi. Ambas as indicações são perfeitas para mudar a cor da madeira, e no caso do esmalte sintético é preciso aplicar uma camada de verniz sobre a pintura para deixar a tinta protegida.

tinta esmalte sintético

No caso da madeira, a tinta esmalte sintético é a opção mais indicada, já que é feita especialmente para cobrir, proteger e dar acabamento a esse tipo de superfície. Essa é a principal diferença em relação às tintas para parede, que devem ser acrílicas.

Para limpar a madeira opte sempre por sabão neutro em água morna e um pouco de vinagre, se quiser. Isso é suficiente para eliminar manchas e acabar com o aspecto fosco. Depois use um pano seco e outro de microfibra ou algodão para dar acabamento e retirar marcas de gota de água que possam ter ficado.

A grande verdade é que os pisos de madeira combinam com todas as cores: o segredo é saber equilibrar as tonalidades mais claras ou mais escuras (ou mais amareladas ou mais avermelhadas) da madeira com as cores que estão presentes no mobiliário e nas paredes.

acrílica

Podemos encontrar dois tipos mais comuns e recomendados para tinta para piso: acrílica e à base de resinas especiais como os epóxis e PU. As tintas epóxi e PU são as mais resistentes e mais usadas, por conta da durabilidade e da sua alta resistência ao atrito e em alguns casos ao ataque químico.

Para pintar o piso de madeira utiliza-se, em geral, tinta látex. Tenha em conta que ainda que seja mais decorativa pela variedade de cores, é menos resistente que a resina. Se busca um acabamento mais suave, pode utilizar tinta a óleo, mas demoram um pouco mais em secar que outros tipos de tinta.

Uma das melhores opções de verniz para piso de madeira é o verniz à base d´água bi componente, porque ele possui uma proteção "invisível" e é desenvolvido e indicado especialmente para as áreas comerciais e as residências com tráfego intenso, ou seja, aqueles pisos que recebem alta circulação de pessoas.

Verniz Poliuretano Monocomponente da Rebrilhar
Dos tipos de verniz, esse é mais indicado para projetos que demandam um piso de madeira com alto brilho.

Para evitar esse tipo de situação, a dica é aplicar o primer na madeira, que consiste em uma camada selante antes da pintura. Graças ao primer, a pintura será feita com maior facilidade e a tinta também vai se fixar mais rapidamente. Há diversos tipos de primer para madeira, cujo uso varia de acordo com o material.

Quando estamos falando de melhor fixação, com certeza é a tinta acrílica. Além desse ótimo benefício, ela também é impermeável (ou seja, pode molhar sem estragar a madeira). Sendo assim, é uma das opções de tinta para você que está pensando em pintar móveis ou vigas que ficarão na área externa.

As tintas acrílicas são muito utilizadas em reparos em móveis de madeira e também podem ser diluídas em água. A diferença é que, a sua base é feita com resinas acrílicas que garantem maior impermeabilidade da superfície, o que é crucial para superfícies que ficam expostas ao sol, chuva e ventos.

A restauração de qualquer piso de madeira começa pelo lixamento. A superfície danificada deve ser lixada delicadamente, de modo que suas fibras naturais sejam preservadas. Se os danos forem pontuais, pode-se optar pelas lixas manuais. Caso o piso esteja danificado como um todo, use uma lixadeira elétrica.

A boa notícia é que sim, é possível recuperar o piso de madeira e deixá-lo novinho em folha. Para que isso seja possível, a melhor alternativa é a aplicação de verniz, uma substância que confere proteção e realça o aspecto natural da superfície.

Rosa, roxo, vermelho, lilás e muito mais: essas cores pelo incrível que pareça fazem ótimas combinações com diferentes tons de madeira, principalmente as claras!

Por ser uma cor neutra, o cinza você pode ser combinado com praticamente todos os tons de madeira, o que não é recomendado é utilizar um tom de cinza escuro com um tom de madeira escuro também, a não ser que sua intenção for dar um ar de decoração dark.

A madeira é um material versátil que pode ser usado em combinação com outros materiais, como vidro, metal e pedra. Ela também pode ser pintada de diversas cores, mas as cores que mais combinam com madeira são o bege, o branco, o cinza e o preto. O bege é uma cor neutra que combina com qualquer outra cor.

A tinta emborrachada é um tipo de tinta acrílica que apresenta algumas diferenças na composição, o que a torna mais elástica e flexível, capaz inclusive de acompanhar pequenas dilatações causadas pela variação de temperatura em paredes de alvenaria.

3 anos

Seguindo corretamente as instruções e tomando os cuidados diários, ela pode durar até 3 anos. Quando a pintura não é feita da forma correta, a tinta epóxi pode começar a descascar rapidamente.

É impermeável, fácil de limpar com água e sabão neutro e retém o seu brilho durante muito tempo. Uma das maiores vantagens da tinta epóxi é que sua aplicação é possível sem a retirada do contra piso. Sendo assim, não é preciso demolir para reformar, não gera entulho, não causa transtornos e é rápido para aplicar.

O primer é responsável por diminuir a porosidade, deixando a madeira mais uniforme e impedindo que ela absorva excesso de líquido, o que consequentemente, reduz danos e desperdício de produtos.

cera de carnaúba

Em móveis de madeira, a mais indicada é a cera de carnaúba; já a cera para piso de madeira deve ser a cera líquida com indicação para esse tipo de piso (geralmente, a embalagem indica a possibilidade de aplicação em laminados, tacos e outros pisos de madeira).