Qual a tinta para pintar madeira envernizada?

Perguntado por: sgodinho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

tinta esmalte

Para pintar móveis de madeira envernizados de branco ou até mesmo peças sem verniz, o material mais recomendado é a tinta esmalte. Isso porque a tinta esmalte costuma ter um preço acessível e ter opções de acabamento fosco, brilhante, semi-brilho ou acetinada. Assim, conseguindo atender a diferentes gostos e demandas.

Como aplicar o verniz
As ferramentas necessárias para envernizar madeira são: rolo de espuma, pincel de cerdas macias ou pistola de aplicação, bandeja ou caçamba, aguarrás, lixa para madeira 150 e 220, fita crepe e plástico, jornal ou lona para proteger áreas que não serão pintadas.

É necessário lixar antes de pintar? Móveis com verniz devem ser lixados para garantir a aderência da tinta. A fixação fica melhor quando a textura é mais áspera. Lixar o móvel tira pequenas imperfeições que podem existir na madeira.

Evite passar muito tempo com o spray em um único ponto e sempre movimente a lata suavemente. Espere a tinta secar antes de passar uma nova camada e repita até alcançar o tom esperado. Ah, e não deixe de dar brilho e durabilidade com o verniz para madeira. Esse será seu toque final.

Utilize óleo e sal para remover o verniz
Esfregue as mãos besuntadas de óleo uma na outra para ir removendo o verniz. Se estiver muito grudado, acrescente o sal de cozinha para ajudar no processo de esfoliação da pele. Repita e acrescente óleo, se necessário.

A aplicação da tinta acrílica na madeira é simples, podendo ser feita com pincel, rolo ou trincha, não precisando do uso de uma pistola e compressor de pintura. Por resistir a umidade, no dia a dia, a limpeza das superfícies em madeira com tinta acrílica pode ser feita com um pano úmido.

Lixe toda a superfície da madeira
Lixe toda a superfície da peça com uma lixa grossa, número 80. Caso seja necessário, use uma lixa média, número 100 ou 120. Para o acabamento, use uma lixa fina, número 120. A peça deve ser lixada no sentido da fibra para não arranhar e nem deformar a superfície.

Rolo de lã especial
É um rolo produzido, especialmente, para a aplicação de tintas à base de água, esmaltes sintéticos, óleos e vernizes.

O verniz tingidor de madeira pode ser utilizado tanto em madeiras novas quanto em madeiras usadas. No primeiro caso, antes da aplicação do produto, é necessário lixar o substrato na direção dos veios e eliminar toda a poeira.

O verniz é uma ótima opção para proteger forros, portas, esquadrias e móveis. Sua película realça os veios e o aspecto natural da madeira.

esmalte sintético

É preciso utilizar tintas de esmalte sintético para a pintura de portas de madeira. Porém, a tinta deve ser preferencialmente a base de água, que não amarela tanto como a tinta a base de óleo. O erro mais comum é as pessoas utilizarem esmaltes acrílicos, tintas a base de solvente ou tintas de qualidade muito inferior.

A porta que foi pintada com verniz e que agora receberá a tinta branca, por exemplo, deve ter todo o verniz antigo retirado com o auxílio de uma lixa grossa. Feito isso, toda a porta deverá ser lixada com uma lixa fina. Depois, o pó deve ser retirado com um pano, para só então dar início ao processo de pintura.

Aplique o primer.
Ele vai ajudar a deixar a pintura mais fácil e também fazer com que a tinta se fixe mais rapidamente na madeira. O primer pode ser de látex e você pode aplicar com a ajuda de um pincel ou spray.

No caso da madeira, a tinta esmalte sintético é a opção mais indicada, já que é feita especialmente para cobrir, proteger e dar acabamento a esse tipo de superfície.

Sempre utilize um pano seco para limpeza. Se for um móvel de madeira com brilho, passe um pano úmido e lustra móvel. Essa aplicação não deve ser feita todos os dias. Nos móveis de madeira com verniz não se deve aplicar produtos químicos, tais como sabão, álcool, lustra móvel e outros.

Dicas para reformar e recuperar madeira envelhecida

  1. Remova acabamentos anteriores.
  2. Lixe a madeira no sentido dos veios.
  3. Limpe totalmente o pó da superfície.
  4. Aplique massa para madeira.
  5. Conclua aplicando o acabamento de preferência.

Tintas esmalte são ideais para aplicar em metais e madeiras, além de eletrodomésticos. As tintas acrílicas, com base de água, são boas para pintura em papel, tela, tecidos e paredes. Por isso, também, as tintas spray possuem acabamento, que pode ser fosco, metálico, brilhante ou acetinado.

O Melhor Removedor de Tinta e Verniz
O removedor de tinta Pintoff é muito prático e eficiente, pois já vem pronto para uso e possui fácil aplicação. Ele pode ser usado na remoção de esmaltes e vernizes de tipo sintético, a óleo e à base de água.

Adicione 11/2 xícaras de bicarbonato de sódio, duas colheres de sopa de vinagre e uma xícara de amônia à água quente; incorpore a mistura de água e amido de milho e misture tudo. Aplique a mistura enquanto ainda estiver bem quente. Use luvas de borracha e só aplique o removedor em uma área bem ventilada.