Qual a teoria sociológica de Max Weber?

Perguntado por: nmota . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Ela afirma que a sociedade seria o resultado das formas de relação entre seus sujeitos constituintes. Ele percebeu, portanto, que a ciência participa de um processo histórico geral de racionalização e intelectualização da vida. Por isso, o objeto da sociologia seria a realidade infinita.

A expressão teoria sociológica se refere tanto aos modelos de explicação causal dos fenômenos sociais quanto à subdisciplina da Sociologia dedicada ao estudo da estrutura conceitual e da história das teorias sociológicas.

Max Weber nasceu em 1864, em uma região que hoje é conhecida como a Alemanha. Um de seus trabalhos mais marcantes foi A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, no qual relacionava a religião (um dos grandes focos de estudo do sociólogo) com o nascimento de estruturas econômicas regidas pelo capital.

A grande contribuição de Max Weber foi promover a integração do método da causalidade das “ciências da natureza, com o método da compreensão, entendido como o mais adequado às “ciências da cultura. O paradigma da ação recobre toda sua obra e a tipologia da ação vai forjar uma estratégia para captar o sentido da ação.

Com isso em mente, Weber estipula quatro tipos ideais de ações sociais: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação afetiva e a ação tradicional.

a) TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL: Classificação e explicação dos tipos de ação social propostos por Weber: Tradicional (motivada por costumes e hábitos); Afetiva (motivada por sentimentos e emoções); Racional relativo a valores (motivada por princípios); Racional relativo a fins (motivada por objetivos).

O sociólogo norte-americano Randall Collins reúne as tradições teóricas da sociologia em quatro grandes grupos: teoria do conflito, teoria da escolha racional ou utilitarista, teoria funcionalista ou durkheimiana e a teoria do micro-interacionismo.

Muitos especialistas em teoria sociológica dividem elas em tipologias com grandes dicotomias: positivismo e antipositivismo, coletivismo e individualismo, estática e dinâmica, determinismo e compreensão, estrutura e agência, microssociologia e macrossociologia.

Auguste Comte

O nome sociologia foi proposto pelo pensador francês, Auguste Comte, que acreditaxia que a ciência da sociedade poderia competir com as ciências naturais. Comte também sentia que o descobrimento das leis da organização social humana poderia ser usado para reconstruir a sociedade de uma forma mais humana.

Max Weber foi um dos principais responsáveis pela adoção de uma metodologia própria para as ciências sociais, uma metodologia que leva em conta o objeto particular das ciências sociais, as ações humanas.

O que é fato social? “toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou, ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”|1|.

O conceito de “ação social” é concebido por Weber como qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que possua um sentido determinado por seu autor. Em outras palavras, uma ação social constitui-se como ação que parte da intenção de seu autor em relação à resposta que deseja de seu interlocutor.

Na Sociologia actual, existem três métodos básicos de investigação empírica, a saber: o método experimental, o método de medida e o método de casos. Os seus análogos nas ciências físicas e biológicas, são os méto- dos de laboratório, epidemiológicos e de estudo de casos.

Como vimos, Durkheim defende que os indivíduos são moldados pelas leis sociais. Para Weber, ocorre o contrário: as estruturas da sociedade são moldadas pelas motivações dos indivíduos.

Weber acreditava que, em nossa sociedade, grande parte da vida social havia sido reduzida à lógica racional. Isso quer dizer que características do mundo social que se baseavam na tradição, como a crença religiosa, dissolveram-se.

Dominação tradicional; • Dominação carismática; • Dominação racional (legal ou burocrática).

Em síntese, para Weber, as sociedades são divididas em estratos, e a posição das classes é condicionada pela renda, poder e status. O status é um fenômeno típico da estratificação social, segundo o qual ocupar determinada posição na estrutura da sociedade implica tratamento de honra, privilégios.

Utilizando o materialismo dialéctico, Marx explica o modo como as sociedades humanas se desenvolvem. Dizia ele que as mudanças sociais ocorrem de acordo com as forças dinâmicas internas da sociedade que, em consequência, são o resultado das relações de produção da sociedade.

Para resumir o posicionamento dos autores clássicos, podemos dizer que Durkheim e Weber são conservadores, defensores do capitalismo, enquanto Marx é favorável a uma revolução para derrubar de vez esse sistema.