Qual a teoria defendida por Redi?

Perguntado por: efelix5 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Um dos primeiros trabalhos científicos que tentaram provar que a vida só pode surgir por meio de um ser vivo preexistente foi o de Francesco Redi (1626–1697). Esse médico italiano foi responsável por iniciar os estudos que levaram à comprovação da teoria da biogênese.

Abiogênese ou Abiogénese (do grego a-bio-genesis, "origem não biológica") designa de modo geral o estudo sobre a origem da vida a partir de matéria não viva. No entanto há que se fazer distinções entre diferentes ideias ou hipóteses as quais o termo pode ser atribuído.

Em resumo, geração espontânea é uma ideia de que algumas formas de vida são geradas espontaneamente de matéria inanimada. Essa doutrina foi sintetizada inicialmente por Aristóteles e perdurou por dois milênios.

Redi concluiu que, ao pousar na carne, as moscas depositam seus ovos, de onde surgem as larvas, comprovando que a vida só se origina de outra pré-existente e refutando a "Teoria da Geração Espontânea”, que começou a perder credibilidade.

Francesco Redi

O biólogo italiano Francesco Redi (1626 - 1698) foi o primeiro pesquisador que questionou a abordagem da abiogênese. Redi afirmou que todos os seres vivos nascem de outros seres vivos.

A teoria da abiogênese ou teoria da geração espontânea explica a origem da vida a partir da matéria bruta, ou seja, de uma matéria sem vida. Um dos exemplos clássicos dessa teoria é a crença de que camisas sujas poderiam dar origem a ratos.

O seu trabalho centrou-se na investigação da teoria da geração espontânea. Com suas experiências, Spallanzani mostrou que os micróbios movem-se pelo ar e que podem ser eliminados por fervura.

A teoria proposta por Oparin e Haldane, de forma independente, dizia que moléculas orgânicas simples, como aminoácidos, açúcares e bases nitrogenadas, foram formadas a partir de compostos inorgânicos que se combinaram. Estruturas complexas foram formando-se até que a vida surgiu.

Mas o francês foi além e quebrou o balão de vidro, foi quando começaram a surgir as larvas. Então ele percebeu que as bactérias que estavam no caldo entraram em contato com as bactérias presentes no ar e se proliferaram. O ser vivo se origina de outro ser vivo pré-existente. Foi assim que surgiu a biogênese.

O filósofo grego Aristóteles (384-322 aC) foi um dos primeiros estudiosos registrados a articular a teoria da geração espontânea, a noção de que a vida pode surgir de matéria não viva. Aristóteles propôs que a vida surgisse de um material não vivo se o material contivesse pneuma (“calor vital”).

Ele analisou pelo microscópio a poeira filtrada do ar e viu imagens em forma de ovo, consideradas germes. Mas eles estavam vivos ou eram simplesmente pó? A natureza precisa da poeira somente pode- ria ser estabelecida como parte do mesmo processo que esta- beleceu a natureza da putrefação.

O experimento de Redi reconheceu que um ser vivo só poderia surgir por meio de um ser vivo preexistente, contrariando a teoria da abiogênese. Francesco Redi realizou um experimento para testar a hipótese da abiogênese.

A abiogênese, também chamada de geração espontânea, relaciona o surgimento de organismos vivos a partir de matéria não viva. Já a biogênese refere-se à reprodução dos organismos, cada forma de vida no planeta tem como origem um outro organismo vivo preexistente.

Segundo a teoria celular, todos os organismos são formados por células e estas surgem apenas por divisão de células preexistentes. Nos dias atuais parece clara a existência de células formando os seres vivos, entretanto, somente com a invenção do microscópio essa ideia passou a ser difundida.

A teoria da evolução química diz que o primeiro ser vivo surgiu por meio do arranjo químico de moléculas simples, aliado a condições ambientais favoráveis. A partir disso, essas moléculas foram se organizando até dar origem a estruturas metabólicas com a capacidade de autoduplicação.

Atualmente, temos mais facilidade para aceitar a idéia de que os seres vivos se originaram e evoluíram a partir de outros seres vivos. Essa visão fundamenta teoria da biogênese.

Francesco Redi

1 Qual pesquisador demonstrou, pela primeira vez, que os seres vermiformes presentes na carne podre se originavam de ovos depositados por moscas? R.: Francesco Redi.

Em seu experimento, Redi colocou cadáveres de animais em frascos com bocas largas. Alguns foram vedados com uma gaze fina e outros deixados abertos. Após alguns dias, observou que os frascos abertos, nos quais moscas podiam entrar e sair, surgiram vermes. Enquanto isso, nos frascos fechados não haviam vermes.

A nova teoria de Redi (biogênese) generalizou suas conclusões afirmando que todos os seres vivos, vem sempre de outros seres vivos. Esses animais a qual Redi se referiu não são, de fato, animais do grupo Vermes. São na verdade, larvas de moscas, que surgem de ovos postos na carne por fêmeas adultas fecundadas.