Qual a tensão segura para o corpo humano?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Para o organismo humano, e como base de cálculo, podem ser considerados os seguintes valores: Valor máximo: 3.000 Ohms. Valor médio: 1.000/2.000 Ohms. Valor mínimo: 500 Ohms.

O contato com uma tomada de 110 volts pode lhe dar uma descarga elétrica de 20 ampères, 10 vezes o necessário para que seu coração pare.

No entanto, estudos de longa data indicam que voltagens superiores a 50 volts em pessoas não molhadas e superiores a 12 volts em pessoas imersas na água (piscinas ou mar, por exemplo), podem ser muito perigosas e até fatais.

A tensão normal média é dada pela divisão da força normal, que é igual à força aplicada perpendicularmente a sua secção transversal e a área da seção transversal da coluna.

Alta tensão — AT
Por último, temos a alta tensão, que compreende o valores superiores a 1.000 volts em corrente alternada ou 1.500 volts para corrente contínua.

A norma NBR-5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão define que a queda de tensão máxima permitida em um circuito terminal é de 4%.

O valor máximo da tensão (corrente) é também chamado de “valor de pico”, Vp, e é o valor desde zero até a máxima ou a mínima amplitude. Chamamos de valor de pico a pico, Vpp, a diferença entre o valor máximo e o mínimo valor da amplitude. Chamamos de valor médio, Vm, a média temporal do sinal em meio período.

Resposta: É necessário um choque de +100 volts e +20 miliampères para matar ou danificar bastante uma pessoa adulta.

Para a mesma voltagem de 220 V, a intensidade de corrente elétrica que atravessa o corpo dessa pessoa é de: Nesse caso, a corrente elétrica pode ser fatal para a pessoa, causando parada cardiorrespiratória e queimaduras.

A morte por asfixia ocorrerá se a intensidade da corrente elétrica for de valor acima de 30 mA e circular por um período de tempo relativamente pequeno (14 segundos, por exemplo). É necessário uma ação rápida para interromper a passagem da corrente elétrica pelo corpo.

Riscos em instalações e serviços com eletricidade:

  • O choque elétrico, mecanismos e efeitos;
  • Arcos elétricos; queimaduras e quedas;
  • Campos eletromagnéticos.

dentes

Duros, afiados e fortes o suficiente para rasgar alimentos com facilidade, os dentes são o órgão mais resistente do corpo humano. Mais precisamente, é o esmalte dentário – a camada externa dele – o responsável por ostentar tamanha solidez.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.

O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos. Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.

O critério de tensão normal máxima, também conhecido como critério de Coulomb, é baseado na teoria de Tensão normal máxima. De acordo com esta teoria, a falha ocorre quando a tensão principal máxima atinge a resistência máxima do material para tensão simples. Este critério é usado para materiais frágeis.

  • Tipos:
  • 1- Tensão de tração.
  • 2- Tensão de compressão.
  • Tensão de Cisalhamento: É a intensidade da força, ou força por unidade de área, que.
Continuar lendo O que é tensão segura?