Qual a tensão mais perigosa?

Perguntado por: vgois . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

Para o organismo humano, e como base de cálculo, podem ser considerados os seguintes valores: Valor máximo: 3.000 Ohms. Valor médio: 1.000/2.000 Ohms. Valor mínimo: 500 Ohms.

Para a mesma voltagem de 220 V, a intensidade de corrente elétrica que atravessa o corpo dessa pessoa é de: Nesse caso, a corrente elétrica pode ser fatal para a pessoa, causando parada cardiorrespiratória e queimaduras.

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.

Os níveis de tensão encontrados no Brasil são 115 volts, 127 volts, 220 volts, 230 volts, 240 volts, 254 volts, 380 volts e 440 volts. Quando encontramos a informação, por exemplo, de 220/380 volts, deve-se concluir que 380 volts equivalem à tensão de linha, enquanto 220 Volts referem-se à tensão de fase.

1) A Resolução nº 505/2001 da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica estabelece limites de 201 a 231 V (para tensão fase-neutro) para o fornecimento de energia elétrica pelas concessionárias no Brasil, considerando valor nominal de 220/380V, trifásico.

Mais extenso sistema de Ultra-Alta Tensão do mundo, linha de transmissão Xingu-Rio completa três anos de operação. A Xingu Rio Transmissora de Energia Elétrica (XRTE), o mais extenso sistema de transmissão de energia elétrica em Ultra-Alta Tensão 800kV do mundo completa 3 anos de operação em agosto de 2022.

Não sofremos choque elétrico porque a tensão elétrica em uma bateria ou pilha é relativamente muito baixa, ou seja, como a tensão elétrica é baixa, ela não consegue romper a resistência elétrica do corpo.

Alta tensão — AT
Por último, temos a alta tensão, que compreende o valores superiores a 1.000 volts em corrente alternada ou 1.500 volts para corrente contínua.

A voltagem de um raio encontra-se entre 100 milhões e 1 bilhão de Volts. Sua corrente é da ordem de 30 mil Ampères, ou seja, a mesma utilizada por 30 mil lâmpadas de 100 W juntas. Em alguns raios, a corrente pode chegar a 300 mil Ampères!

O que mata pessoas é a corrente elétrica em ampères e não a voltagem em volts. Se a pessoa estiver, por exemplo, molhada, um choque provocado pela rede de 127 volts (baixa tensão usadas em nossas residências) pode matá-la devido à corrente elétrica, que será alta”, explica Ronaldo.

O choque elétrico pode provocar desde uma reação nervosa de estremecimento (a sensação de choque), abalos musculares, queimaduras (até de terceiro grau), coagulação do sangue, lesão nos nervos até a parada cardíaca, respiratória e morte.

O choque hipovolêmico surge quando não existe sangue suficiente para levar o oxigênio até aos órgãos mais importantes como o coração e cérebro. Normalmente, este tipo de choque aparece após um acidente quando existe uma hemorragia grave, que tanto pode ser externa como interna.