Qual a tensão entre fase e fase?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

Entre as duas fases tem-se 220 V. Entre qualquer das fases e o neutro, 127 V, também conhecido como 110V+110V. O trifásico recebe a alimentação por quatro condutores, três fases e um neutro. Entre quaisquer das fases tem-se 220 V.

Se usarmos um dos fios, que denominamos vivo ou fase, e o neutro, teremos uma alavanca com uma "amplitude" de movimento menor: é a tensão de 110 V. Por outro lado, se usarmos os dois fios extremos, ou seja, as duas fases ou vivos, o movimento da alavanca terá maior amplitude, e o resultado será uma tensão de 220 V.

As tensões de linha são iguais às tensões de fase.

Redes disponíveis no Brasil
Entre qualquer das fases e o neutro, 127 V, também conhecido como 110V+110V. O trifásico recebe a alimentação por quatro condutores, três fases e um neutro. Entre quaisquer das fases tem-se 220 V. Entre qualquer fase e o neutro 127 V.

Em outras palavras, quando falamos que a tensão (voltagem) elétrica de uma instalação é 220 volts, isso quer dizer que o condutor de fase está em um potencial de 220 volts, o neutro está em zero volt e, portanto, a diferença de potencial (tensão) entre eles é 220 – 0 = 220 volts.

Existem duas tensões trifásicas padrão no Brasil 220V e 380V. A tensão varia de estado para estado, e mesmo assim ainda existem diferenças entre trifásico 220V e 380V dentro do mesmo estado!

220v: Trata-se de uma associação entre duas fases de 127v. Como o sistema de distribuição é composto por três fases de 127v (trifásico), 220v é o resultado de 127v vezes 1,73 que é a raiz quadrada de 3 (número de fases).

Essa tensão existe entre fases diferentes ou entre fase e neutro. Portanto, o condutor que tem um potencial (127V, 220V ou outro, dependendo do local) é chamado de fase; e o neutro, por sua vez, tem um potencial de 0V, de onde vem o seu nome.

fenômeno que a meia fase né que falam. a própria falta de fase que. causa essa minha fase a sua lâmpada vai estar com brilho menor. em alguma fase por exemplo você vai estar cobrindo normal então assim tudo que tiver ligado nessa fase continua normal e nessas duas fases vai reduzir pela metade né.

Não e recomendado,isso é feito em invasão,onde passam dois fios,sem fazer ramais. O correto é você usar um neutro para cada circuito é não misturar no mesmo circuito.

Quando essa transformação do neutro para fase acontece, essa mudança pode ocasionar vários problemas, além de choque elétrico, essa mudança do neutro para fase pode diminuir a vida útil dos equipamentos, lâmpadas, máquinas, o que estiver ligado na rede.

10V

Se você tiver um voltímetro, ou um multímetro, poderá sempre medir qual a tensão existe entre o terra e o neutro. Normalmente isso fica na faixa entre 2 e 10V, porém em caso de problemas, mau aterramento ou defeitos, isso pode ser bem diferente.

Dessa forma, as siglas L1-L2-L3 são para comandos elétricos em geral. Já as letras U-V-W ficam mais restritas à identificação de motores elétricos. Agora, tem uma turma que gosta de dizer que as letras R-S-T são apenas siglas iniciais para Rede do Sistema Trifásico.

Hoje iremos conceituar a sigla “RST” que significa “REPEATED SPRINT TRAINING”. Esse é um modelo de treinamento intervalado realizado intercalando sprints de curtíssima duração (3-7 segundos) com período de recuperação curto (geralmente menor que 1 minuto).

Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.