Qual a tensão em R3?

Perguntado por: rsales . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Multiplicando o valor da resistência de cada resistor (em ohms) pelo valor da corrente que passa por ele, obtemos o valor da queda de tensão individual. Logo, se quisermos obter o valor da queda de tensão no resistor R3, temos que multiplicar 2.200 ohms x 0.000019A, onde obtemos 0,0418V, ou seja, 42mV.

A tensão sobre R1 e R2 é de 50 V e sobre R2 e R3 é de 80 V.

Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A). V: Tensão elétrica, dado em volts (V).

Logo, se quisermos obter o valor da queda de tensão no resistor R3, temos que multiplicar 2.200 ohms x 0.000019A, onde obtemos 0,0418V, ou seja, 42mV.

Para calcular a tensão em cada resistor utilizamos a Lei de Kirchhoff. A potência de um circuito elétrico pode ser calculada como sendo P = V * I, onde P é a potência em Watts, V é a tensão em Volts e I é a corrente elétrica em Amperes.

A letra R é usada para indicar a posição de um ponto decimal para valores de resistência inferiores a 10 ohms.

O resistor é um componente que limita o fluxo da corrente elétrica em um circuito. Por meio do chamado efeito joule, ele é capaz de transformar a energia elétrica em energia térmica. Na verdade, o dispositivo faz oposição à passagem da corrente elétrica, oferecendo resistência (e daí vem o nome, resistor).

A figura abaixo traz um esquema de como seriam três resistores (R1, R2 e R3) associados em série, confira: Na associação em série, a corrente elétrica é igual para todos os resistores.

Sabe – se que a potência sobre o resistor R 1 é de 32 W.

A tensão será a mesma em todos os pontos do circuito em paralelo e a corrente poderá variar. Já no circuito em série, é a tensão que pode ser diferente, enquanto a corrente elétrica é a mesma.

A tensão arterial é considerada normal quando está no intervalo entre 8 (mínima) e 12 (máxima). Uma tensão arterial com valores acima de 14/9 é considerada elevada e, se frequente, pode provocar a hipertensão. Por sua vez, uma tensão arterial com valores abaixo de 9/8 é considerada baixa e pode levar à hipotensão.

Lei de Kirchhoff das Tensões
onde n conta as tensões dos elementos em torno da malha. A Lei de Kirchhoff das Tensões também pode ser descrita de outra forma: A soma dos aumentos de tensão é igual à soma das quedas de tensão em torno de uma malha fechada. Você pode calcular uma malha a partir de qualquer nó.

Níveis de tensão no Brasil
A ANEEL, que elabora as regras sobre o fornecimento de energia, disponibiliza essa informação em seu site. Os níveis de tensão encontrados no Brasil são 115 volts, 127 volts, 220 volts, 230 volts, 240 volts, 254 volts, 380 volts e 440 volts.

Para medir a diferença de potencial entre dois pontos num circuito, basta tocar nesses dois pontos com os dois terminais do voltímetro. Para usar um multímetro como voltímetro, roda-se o botão para a posição de voltagem contínua e ligam-se os dois cabos de medição nas saídas idetinficadas por COM (comum) e V (volts).