Qual a tendência da terceirização atualmente?

Perguntado por: oalvim . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Ao lado do trabalho remoto, a terceirização de serviços tornou-se uma das tendências na retomada da economia após a fase crítica da crise sanitária. É o que demonstra a “Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19”, que foi conduzida pela FIA (Fundação Instituto de Administração).

As causas do aumento da terceirização no Brasil e no mundo têm relação com a diminuição dos custos com funcionários.

No sistema de hoje, para que uma organização utilize mão de obra terceirizada, é necessário que ela tenha disponível um capital mínimo. No caso de empresas com até 10 colaboradores, esse valor precisa ser de até R$ 10 mil. Para as empresas que tenham 20 empregados, esse capital mínimo deve ser de R$ 25 mil.

Os pontos mais importantes para as empresas

  • 1) Responsabilidade subsidiária. ...
  • 2) Tratamento igual. ...
  • 3) Igualdade do salário a critério das partes. ...
  • 4) Atividade delimitada. ...
  • 5) Conteúdo obrigatório do contrato. ...
  • 6) Funcionário demitido não pode ser contratado por terceirizada.

Sendo assim, uma das desvantagens da terceirização notada por muitas empresas, é que equipes terceirizadas podem não seguir o padrão de qualidade ou serviço da empresa contratante. Isso pode descaracterizar, e em muitos casos prejudicar a qualidade e a entrega de serviços de um negócio.

A terceirização também pode causar uma redução de empregos no país. Ela traz consigo o aumento do período permitido para serviços temporários, o que é ruim para o trabalhador, que não recebe direitos como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, nem a multa de 40% quando é demitido nessa modalidade.

Outro efeito deletério da terceirização é a redução do tempo de permanência no emprego e aumento da rotatividade da mão-de-obra terceirizada. Segundo o dossiê DIEESE/CUT, “a permanência no trabalho é de 5,8 anos para os trabalhadores diretos, em média, para os terceiros é de 2,6 anos.

Confira a seguir:

  1. Concentre-se no seu core business com a terceirização. Esse é a primeira das vantagens da terceirização. ...
  2. Menos custos trabalhistas e despesas gerais. A contratação e o treinamento são caros, especialmente para projetos curtos. ...
  3. Controle do fluxo de caixa. ...
  4. Acesso a novos recursos. ...
  5. Risco gerenciado.

49a Questão (Ref.: 201705814583) Por que a Terceirização no cenário trabalhista brasileiro cresceu de forma tão rápida? Porque a terceirização gera efeitos positivos na sociedade e no papel global de uma nação em desenvolvimento. A terceirização facilita o desenvolvimento econômico e social do país.

A importância da terceirização é cada vez mais notória. Terceirizar alguns setores da sua empresa também pode garantir uma maior redução de custos para o seu negócio. Isso porque você não precisa se preocupar mais com salários, impostos, encargos trabalhistas e demais despesas, que podem ser bem onerosas.

A Lei nº 13.429/2017 permite a terceirização ilimitada, irrestrita, sem qualquer regulamentação, ou seja, em todas as atividades da empresa, da mesma forma como preconizava o projeto que tramitava no Senado Federal.

A partir da implementação da legislação da terceirização, praticamente qualquer atividade pode ser exercida por terceiros, independente se a atividade terceirizada é principal ou secundária. Isso inclui atividades-meio e atividades-fim, sem distinção.

Portanto, graças à reforma trabalhista, a terceirização ganhou uma condição que não existia: terceirizar a própria atividade principal da empresa. Sempre tendo em mente que terceirização significa “prestar os serviços”, ou seja, não é fornecimento de mão-de-obra.

A Lei Nº 13.429/2017, também conhecida como Lei da Terceirização, é uma lei brasileira sancionada (com três vetos) no dia 31 de março de 2017 pelo presidente Michel Temer que altera dispositivos da Lei no 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário.

Redução de custos
Esse talvez seja o principal motivo que faz com que uma empresa queira terceirizar um tipo de serviço. Afinal ela fica livre de custos com treinamento, contratação, demissão, até mesmos os uniformes dos funcionários fica a cargo da terceirizada.

A terceirização nada mais é do que a contratação de empresas ou profissionais autônomos para a realização de atividades específicas. Na verdade, atribuir tarefas a um terceiro é uma forma de atender necessidades diversas sem se sobrecarregar. Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro em contratações e treinamento.

Positivo: Haverá maior competitividade da economia e geração de empregos formais com o estímulo a contratação de empresas especializadas. Negativo: Em tese, os empregos já existem.

5. Se os direitos são os mesmos, por que o trabalhador terceirizado é mais barato? A empresa contratante não tem mais os custos de admissão e demissão do funcionário, que passam a ser da terceirizada. Ela também não precisa mais se fazer provisão para arcar com custos de eventuais ações trabalhistas.

Além disso, ao reduzir os salários, a terceirização tem um impacto imediato sobre o consumo: por exemplo, os menores salários significam, diretamente, uma redução da demanda solvente da classe trabalhadora e o rendimento mais baixo faz com que os trabalhadores tenham uma capacidade menor de acessar o crédito – ou o ...

Redução de custos
Ao optar pela terceirização, a empresa diminuirá custos com encargos trabalhistas, sendo capaz de equilibrar melhor o aspecto financeiro da companhia. Vale lembrar que isso não significa que o trabalhador fica sem os seus direitos, apenas que os direitos são de responsabilidade da empresa contratada.