Qual a tempestade mais forte?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Filipinas. Haiyan tocou terra inicialmente em Guiuan, província de Samar Oriental às 20:45 UTC trazendo consigo ventos máximos de 315 km/h, o mais forte já registrado na história.

O Furacão Catarina atingiu o país, na região costeira do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no ano de 2004. Segundo meteorologistas, esse foi um caso raro no Brasil. Os ventos atingiram cerca de 180 km/h, afetando cerca de 40 cidades e deixando mais de 500 pessoas feridas e mais de 30 mil desabrigadas.

Tornado. Quando os ciclones ficam ainda mais instáveis podem gerar tornados, que são grandes redemoinhos de vento, colunas de ar que giram de forma violenta tocando o chão. Os ventos de um tornado podem chegar a até 483 km/h.

Do ponto de vista econômico, o Furacão Katrina, que atingiu os EUA em 2005, lidera a lista. Quando se trata do número de mortos, contudo, um furacão que atingiu o Mar do Caribe em 1780 e ceifou 22 mil vidas, fica em primeiro lugar. Leia mais: Além do Fiona, outros furacões no Atlântico geram preocupação.

Haiyan

Filipinas. Haiyan tocou terra inicialmente em Guiuan, província de Samar Oriental às 20:45 UTC trazendo consigo ventos máximos de 315 km/h, o mais forte já registrado na história. Até ao momento se foram reportadas 138 mortes e milhares de feridos segundo a National Disaster Risk Reduction Management Council (NDRRMC).

Dados de modelos meteorológicos apontam que o vento forte a muito forte com rajadas por vezes intensas deve se dar da região de Florianópolis para o Norte, atingindo no caso do Sul do país os litorais Norte de Santa Catarina e do Paraná.

Além da proximidade com a Linha do Equador, as águas oceânicas do Brasil, mesmo as do litoral nordestino, não chegam à temperatura média de 26ºC. E é por isso que não temos furacão no Brasil.

14 de abril de 2023: Superciclone Ilsa atinge a Austrália como o mais intenso em mais de 10 anos. 13 de abril de 2023: Ciclone tropical Ilsa alcança a categoria máxima e deve impactar a Austrália com ventos de 230km/h. 13 de abril de 2023: Ciclone Noa provoca tempo severo no oeste europeu.

O Brasil não apresenta as condições necessárias para a ocorrência dessas tempestades tropicais. As águas oceânicas não demonstram temperaturas superiores a 26ºC.

Entre os muitos tipos de tempestades que existem estão trovoadas, furacões, tornados, nevascas e tempestades de gelo e granizo.

Em resumo, é um fenômeno da América do Norte e do Caribe. Um ciclone passa a ser classificado como um furacão quando atinge velocidades superiores a 119 km/h, podendo superar os 250 km/h nas suas formas mais severas.

O Salvador ordenou ao vento que parasse de soprar e que as ondas se acalmassem. O vento parou e o mar ficou calmo. Jesus perguntou aos discípulos por que ficaram com medo e disse-lhes que deveriam ter mais fé. Os discípulos, admirados, ficaram pensando que tipo de homem era capaz de dar ordens ao vento e ao mar.

A única tempestade tropical oficialmente registrada no Brasil foi o furacão Catarina, que atingiu especialmente o estado de Santa Catarina na região Sul do país, no ano de 2004. O furacão Catarina foi enquadrado na categoria 2, ou seja, com ventos de velocidade aproximada de 180 km/h.

Cherrapunji – Índia – 11.777 mm
O livro de recordes mundiais Guinness afirma que esta região teve a maior precipitação em um ano de qualquer lugar do planeta, com 26.471 mm caindo de agosto de 1860 a julho de 1861.

JÁ TEVE FURACÃO NO BRASIL? Apesar de um ciclone tropical ter sido registrado oficialmente no Brasil, não há registros de furacão no país. Em 2004, o ciclone tropical Catarina atingiu o estado de Santa Catarina, no Sul, e deixou 10 mortos, mais de 500 feridos e aproximadamente 30 mil pessoas sem abrigo.

O maior tornado já registrado nos Estados Unidos ocorreu em 1925. Chamado de Tornado de Três Estados, ele percorreu 352 quilômetros, atravessando os estados do Missouri, Illinois e Indiana. Ao todo, 695 pessoas morreram e mais de 2 mil ficaram feridas.

Os terremotos são causados pela movimentação das placas tectônicas, por falhas geológicas e também pelo vulcanismo. Como o Brasil fica localizado no centro da placa tectônica sul-americana, é difícil haver grandes terremotos.

Tempestade: ventos com grande intensidade e poder de destruição, pois promovem a queda de árvores e galhos, além de destruir, em alguns casos, muros, destelhar casas e uma série de outros incidentes. Nas tempestades os ventos alcançam velocidades que oscilam entre 45 e 90 quilômetros por hora.