Qual a temperatura que o corpo humano aguenta?

Perguntado por: upeixoto2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.

A temperatura mais alta já registrada na Terra foi de 56,7°C, em julho de 1913, no Vale da Morte, no meio do deserto do Mojave, na Califórnia (EUA).

Febres acima de 38,5 ou 39 graus costumam cursar com maior desconforto e são frequentemente medicadas, mas mesmo nestas temperaturas, se o paciente não referir desconforto, uma boa opção é observar sem medicar.

Além disso, existem dois outros fatores: vento e tempo de exposição. Em seu livro “A vida no limite — a ciência da sobrevivência”, a escritora francesa Frances M. Ashcroft afirma que em um local sem ventos, uma pessoa adequadamente vestida consegue sobreviver a uma temperatura de até -29ºC.

Para menos, um ser humano bem agasalhado consegue suportar uma temperatura de -29°C sem vento. Porém, caso exista ar com velocidade de 40Km/h, a sensação térmica pode diminuir para 66°C e a pele pode congelar em menos de 30 segundos.

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.

Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista. Uma pesquisa concluiu que os sonhos de pacientes em estado febril foram mais negativos do que os experienciados em condições saudáveis.

Quando a temperatura do corpo aumenta, microrganismos invasores, como vírus e bactérias, têm dificuldade para continuar se multiplicando e morrem. Depois de combater esses microrganismos, o corpo precisa voltar para sua temperatura normal e, para isso, o suor é a forma mais eficaz2.

Infecções por vírus, bactérias e parasitas, doenças do sistema nervoso ou cardiovasculares são fatores que podem provocar o aumento da temperatura corporal. Em geral, a febre é um sintoma passageiro e ao perceber esse quadro o paciente deve buscar auxílio médico para descobrir qual é a real causa do problema.

Febre emocional, psicogênica ou hipertermia induzida por estresse é uma condição pouco conhecida de febre causada por estresse emocional crônico. É um quadro que possui diagnóstico difícil, e tratamento também, visto que a mesma é insensível a anti-inflamatórios e antitérmicos.

Como já referido, o grau de febre associado às convulsões febris é variável e depende do limiar de cada criança. Na maioria das vezes, a temperatura precisa estar acima dos 39ºC, mas em cerca de 25% dos casos as convulsões surgem com febre entre 38 e 39ºC.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Nebraska, publicado pelo Centro de Controle de Doenças do EUA (CDC), o período de incubação da ômicron no organismo é de três dias.

O Vale da Morte (Death Valley) é uma região desértica no leste do Estado da Califórnia. O local é constantemente lembrado por ser o lugar mais quente do mundo, lá já foi registrada a temperatura do ar mais alta da Terra: incríveis 56,7°C.

Descubra qual é o lugar mais frio do mundo! A Antártida, continente que fica no sul da Terra, é o lugar mais frio do planeta. Foi lá que os termômetros marcaram a primeira temperatura mais baixa já registrada: -89 graus Celsius, em 1983.

Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C. Quando despenca para 35 º C ou menos, ou seja, quando o corpo perde mais calor do que produz, há impactos fisiológicos, entre eles a diminuição do ritmo cardíaco e o abrandamento dos processos neurológicos.

Em geral, a temperatura do corpo a partir de 32°C a 35°C desenvolve o que se denomina de hipotermia leve. Nesta faixa de temperatura, o paciente está em fase de excitação (responsivo), e ajustes fisiológicos tentam reter e gerar calor.

A elevação extrema da temperatura (geralmente mais de 41 °C) pode ser prejudicial. Uma temperatura corporal alta assim pode causar o mau funcionamento da maioria dos órgãos e, por fim, a insuficiência destes. Tal elevação extrema às vezes resulta de infecção muito grave (tal como sepse.

A temperatura corporal normal para o ser humano varia entre 36,1ºC e 37,2ºC. Quando esse valor cai de forma repentina, atingindo um nível abaixo de 35ºC, é considerado que o corpo entrou em estado de hipotermia.