Qual a temperatura que o corpo aguenta?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 4 votos

Vamos descobrir aqui a que extremos somos mais resistentes e o que acontece com nosso corpo quando há grandes variações de temperatura. Normalmente estamos em torno de 36°C e sabemos que a temperatura corporal mais alta a que alguém sobreviveu não é muito superior a este valor: cerca de 46,5°C.

A menor temperatura que o corpo humano consegue suportar sem nenhuma alteração fisiológica é 35°C e maior temperatura que o corpo pode suportar é 38°C. Quando o corpo chega a 42°C, a pessoa corre risco de entrar em coma.

A temperatura mais alta já registrada na Terra foi de 56,7°C, em julho de 1913, no Vale da Morte, no meio do deserto do Mojave, na Califórnia (EUA). Parece estranho que esse recorde de 109 anos ainda não tenha sido quebrado, e, de fato, essa marca tem suas controvérsias.

De acordo com os dermatologistas, a pele vai “derretendo” e perdendo a sua camada protetora se a água estiver acima de 44ºC.

Febres contínuas mais graves e que elevem a temperatura do organismo de forma demasiada podem provocar desidratação, alucinações e convulsões, com sintomas como tremedeira de membros e perda de consciência.

Abaixo de 30°C ocorre a perda de consciência. Uma hipotermia profunda, em temperatura corporal abaixo de 27°C, geralmente leva à morte. O congelamento também está dividido em três etapas.

Para se ter uma dimensão do valor alcançado pelos pesquisadores, a menor temperatura já registrada na Terra, de forma natural, foi de – 89,2ºC, tendo sido observada na Antártida. Já fora do planeta, em lugares da Lua, já foram verificadas medições abaixo de – 200ºC.

Escolher a temperatura da água não é apenas questão de gosto. A preferência por banhos mais quentes ou mais frios traz impactos diretos para a saúde, não apenas da pele, como de todo o corpo. A melhor saída, explicam especialistas, é a água fria.

Isso ocorre quando o frio causa um estresse suficiente para que nosso sistema nervoso responda. Mãos, pés, nariz e orelhas são os primeiros afetados pelo clima gelado. Mesmo cobertas, são as extremidades que ficam mais expostas às baixas temperaturas.

Podemos ver assim qual a temperatura da febre alta, que fica acima dos 38,6 ºC. Vale destacar que em valores contínuos acima de 39 ou 40 ºC, o risco é considerado elevado e recomenda-se a procura por atendimento médico de urgência para avaliar o quadro.

38-39 ° C é uma febre ligeira. 40 ° C ou superior é uma febre alta que requer acompanhamento médico. 42,4 ° C ou superior é uma febre perigosamente alta que requer acompanhamento médico urgente.

A febre pode ser classificada de acordo com a sua intensidade em leve, moderada e alta. A febre leve é aquela em que a temperatura está em 37,5 ºC. A febre moderada, por sua vez, é aquela que fica em torno de 37,6 ºC até 38,5 ºC. Já a febre alta é aquela que fica acima de 38,6 ºC.

1. Natal - RN. A Capital do Rio Grande do Norte marca presença quando o assunto é destino quente, já que as temperaturas costumam ser bem altas por lá. Mesmo durante os meses de inverno, as temperaturas não costumam baixar mais do que 24ºC , ou seja, é calor o ano todo.

A maior temperatura registrada oficialmente no Brasil foi 44,8 °C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, superando o recorde também oficial de Bom Jesus, Piauí, em 21 de novembro de 2005, de 44,7 °C, de 5 de novembro de 2005.

A resposta mais simples é: a partir de 43°C. Mas, de onde surgiu essa temperatura?

Tal elevação extrema às vezes resulta de infecção muito grave (tal como sepsia, malária ou meningite), podendo ser causada também por insolação ou pelo uso de certas drogas. Persistindo, é importante procurar um clínico geral — se não vier acompanhada de sintomas específicos.