Qual a temperatura que o cachorro sente frio?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 6 votos

Seja qual for a raça do seu pet, a partir dos 7° C, os cães já começam a ficar incomodados com o frio e procuram meios para se proteger. Temperaturas negativas, como -4° C, são perigosas para a maioria dos cachorros e podem apresentar diversos riscos para a saúde dos bichinhos.

Quando o cachorro sente frio, ele costuma passar uma grande parte do tempo deitado e encolhido na sua casinha. Além disso, o pet fica mais apático e sonolento. Assim como os gatos ficam mais quietos no frio - sim, gato sente frio também - os cães também ficam mais na deles.

O Husky Siberiano

O Husky Siberiano é o famoso cachorro que vive na neve
Sem dúvida, o Husky Siberiano é a raça de cachorro da neve mais popular. Como o nome sugere, esse cão é originário da Sibéria, na Rússia, um dos lugares mais frios e inóspitos do mundo.

Garanta que o seu pet tenha um local de descanso quente e confortável. Uma caminha com cobertores ou um colchão térmico pode ser a solução perfeita. Se o seu pet dorme ao ar livre, assegure-se de que a casinha dele tenha isolamento térmico adequado. Evite também colocar a caminha em um local com correntes de ar.

Se o nosso animal de estimação dorme em um cesto ou cama independente, em dias de muito frio é muito conveniente dar a ele um cobertor para que ele não perca o calor de que precisa nos dias mais duros. Eles devem ser de tecidos que aguentem a umidade facilmente e possam ser limpos de forma simples.

Cinco dicas de como proteger seus pets no frio

  1. 1 - Cobertores. Deixe sempre à disposição do seu pet cobertores de algodão. ...
  2. 2 - Aposte em roupinhas. As roupinhas não só deixam os bichinhos bonitinhos, mas também podem auxiliar na proteção contra o frio. ...
  3. 3 - Banho e tosa. ...
  4. 4 - Passeios. ...
  5. 5 - Alimentação.

Chihuahua

1. Chihuahua. Listado como uma raça “extra pequena”, o Chihuahua, pode ser corajoso na natureza. Mas eles são pequenos em estatura e não suporta o frio.

Colocar papelão no chão é uma boa maneira de resolver o problema. Você também pode usar isolantes térmicos, como itens de camping para isolar o chão.

Prefira sempre as roupas de algodão ou malha mais macia. Nunca coloque cachecol no seu pet, pois, na tentativa de tirar a peça, o cachorro pode acabar se enforcando. Além disso, é bom verificar se a roupa não tem zíper ou pecinhas que podem irritar o seu amigo.

Avalie a necessidade de tosa
No verão, a tosa é importante, para deixar o pelo baixinho e ajudar o pet a sentir menos calor. Porém, no inverno, tudo muda. O cachorro sente frio, e o pelo serve como proteção natural. Por isso, a tosa completa deve ser evitada.

Diminua a quantidade de tosas e banhos durante o inverno; Diminua os passeios em horários de muito frio, dê preferência aos horários mais quentes e com sol, mas cuidado com solo muito quente também; Mantenha o seu pet em locais que não tenham correntes de ar, abrigados com proteção do vento.

Animais que passam a noite no quintal, podem se beneficiar de roupas quando a temperatura esteja em torno dos 15 graus, principalmente, se a previsão é de queda durante a noite. Já cães e gatos que não tenham pelos, podem utilizar as roupinhas com a temperatura aos 17 graus.

O cão boiadeiro australiano é um dos cachorros que têm mais saúde. Assim, esta raça é bem conhecida pela sua inteligência e alto nível de energia.

Muita gente se questiona: “Por que meu cachorro gosta de ficar na chuva?”, ou “ Por que meu cachorro dorme na chuva?” A verdade é que não existe uma resposta para esse tipo de comportamento. Aliás, ainda não existe explicação para muitos comportamentos caninos.

Se o seu pet preferir, complemente a alimentação dele com leite morninho. Ele vai amar. Mas essa bebida tem que estar fervida e fresca. Fora isso, não forneça alimentos próprios para humanos.

Como cuidar dos pets no inverno

  1. 1) Banho e tosa.
  2. 2) Alimentação.
  3. 3) Estimule o seu cão.
  4. 4) Uso de roupinha.
  5. 5) Aqueça a caminha.
  6. 6) Mantenha a vacinação em dia.